Mundo e Curiosidades

Arcebispo de Porto Alegre comenta sobre as chuvas e a tragédia no Rio Grande do Sul

Arcebispo de Porto Alegre comenta sobre as chuvas e a tragédia no Rio Grande do Sul

Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, observa da janela da Cúria Metropolitana a chuva intensa que volta a cair sobre a capital gaúcha. Em uma entrevista, o religioso católico expressou preocupação com os dias difíceis que ainda estão por vir, em meio às consequências dos temporais que já causaram a morte de pelo menos 116 pessoas e deixaram mais de 70 mil desabrigadas em todo o estado.

A dimensão da tragédia chamou a atenção do Papa Francisco, que telefonou para Dom Jaime para expressar solidariedade e oferecer suas orações. Como arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime lidera 158 paróquias em 29 cidades gaúchas, algumas das quais foram severamente afetadas pelas chuvas. Ele também preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

A CNBB divulgou uma nota de solidariedade à população do Rio Grande do Sul, convocando as pessoas a transformarem a solidariedade em ações de sensibilização para lidar com os efeitos das mudanças climáticas. Dom Jaime destacou a necessidade de ações urgentes para conter as mudanças climáticas, lamentando que ainda existam pessoas que negam o aquecimento global e a urgência dessa questão.

O arcebispo, cujo brasão arquiepiscopal faz referência aos corpos hídricos da região sul, como o Guaíba e o rio Itajaí-Açu, ressaltou que eventos climáticos adversos têm ocorrido com cada vez mais frequência. Ele lembrou que muitas das cidades afetadas pelas chuvas já haviam sido atingidas por episódios semelhantes no último ano.

A tragédia no Rio Grande do Sul reforça a importância de ações para combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente, como alertam cientistas há tempos. É fundamental que todos se unam nesse esforço para evitar futuras tragédias.