Saúde

Hospital de Reabilitação em Curitiba realiza mutirão de cirurgias eletivas

Hospital de Reabilitação em Curitiba realiza mutirão de cirurgias eletivas

No último sábado (11), o Hospital de Reabilitação em Curitiba, uma das unidades próprias do governo do estado, promoveu um mutirão de cirurgias eletivas. Ao todo, foram realizadas 11 cirurgias em pacientes da região metropolitana e da capital que aguardavam na fila de espera.

O mutirão abrangeu diversas especialidades, como ortopedia de mão, joelho, pé, ombro, quadril e, principalmente, prótese de quadril e joelho. A equipe médica, composta por oito profissionais altamente especializados, ocupou cinco salas cirúrgicas da unidade para realizar as cirurgias de média e grande complexidade.

As cirurgias de quadril são as mais complexas e prolongadas, podendo chegar a quatro horas para a finalização do procedimento. O secretário estadual da saúde, Beto Preto, destacou a importância da mobilização para garantir agilidade e maior capacidade de atendimento.

Aumento no número de procedimentos

O Hospital de Reabilitação vem ganhando força desde o início do ano, aumentando o número de procedimentos realizados por especialistas. Em janeiro, foram realizadas 291 cirurgias, em fevereiro 292, em março 331 e, no mês passado, 381.

A expectativa é que o número continue crescendo ao longo do ano. Ivan Killing, médico responsável pela equipe, ressaltou que a ação é pensada no mais importante, que é a saúde do paciente. O envolvimento de todos os profissionais resulta em um atendimento satisfatório.

Complexo Hospitalar do Trabalhador

O Hospital de Reabilitação faz parte do Complexo Hospitalar do Trabalhador, que foi constituído em 2019. Além do Hospital de Reabilitação, o complexo incorpora outras unidades, como o Hospital do Trabalhador, o Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal (CAIF) e o Centro Regional de Especialidades (CRE Kennedy).

O diretor-geral do hospital, Guilherme Graziani, ressaltou que essa iniciativa faz parte do aprimoramento da rede de saúde do Paraná. O objetivo é agilizar a fila das cirurgias eletivas, considerando que a unidade recebe muitos pacientes, sendo o maior pronto-socorro do estado.

Com o envolvimento de todos, o hospital continuará trabalhando para melhorar o atendimento e a qualidade de vida dos pacientes.