Política

Deputada Amália Barros falece aos 39 anos: uma trajetória de luta e superação

Deputada Amália Barros falece aos 39 anos

A deputada Amália Barros, do Partido Liberal (PL) de Mato Grosso, faleceu na madrugada deste domingo (12) aos 39 anos. Ela estava internada desde o dia 1º de maio no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma cirurgia para a remoção de um nódulo no pâncreas. A morte da parlamentar, que estava em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, foi confirmada por meio de uma nota publicada em suas redes sociais.

Uma trajetória marcada pela luta e superação

Amália Barros foi eleita em 2022 com mais de 70 mil votos e era vice-presidente do PL Mulher. Ela também era amiga próxima da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que utilizou suas redes sociais para se despedir da deputada. Nascida em Mogi Mirim, São Paulo, Amália era formada em jornalismo e transformou um drama pessoal em uma luta política.

Aos 20 anos, Amália perdeu a visão de um dos olhos, que posteriormente precisou ser retirado e substituído por uma prótese. Devido a essa condição, ela fundou o Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular, que trabalha para arrecadar recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais. Em 2021, a deputada lançou o livro “Se Enxerga!: Transforme Desafios em Grandes Oportunidades para Você e Outras Pessoas”, onde conta sua história.

Legado e reconhecimento

Amália Barros também lutou pela aprovação da Lei que ficou conhecida como Lei Amália Barros, a qual conferiu às pessoas com visão monocular os mesmos direitos de quem possui outras deficiências. Seu trabalho e dedicação foram reconhecidos pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que expressou seus sentimentos à família e amigos da deputada.

“Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos da nossa querida deputada Amália Barros, uma jovem lutadora pelas causas do Mato Grosso e da visão monocular”, publicou Lira em suas redes sociais. “Uma conquista ímpar para o segmento”, complementou o presidente da Câmara, referindo-se à lei que Amália foi incansável em articular sua aprovação.