Mundo e Curiosidades

Professores paranaenses selecionados para intercâmbio nos Estados Unidos

Professores paranaenses selecionados para intercâmbio nos Estados Unidos

As professoras Andrea Rebonato Bau Juhasz e Eleuza de Sousa Xavier, de Curitiba, e a professora Silena Galvão, de Ponta Grossa, foram selecionadas para atuar em escolas públicas do estado de Utah, nos Estados Unidos. A iniciativa faz parte de um programa de imersão dupla em português, resultado de uma cooperação internacional entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e a Secretaria da Educação do estado de Utah.

O intercâmbio está previsto para começar em agosto deste ano, coincidindo com o final do verão no hemisfério norte e o início do ano letivo nos EUA. O objetivo é proporcionar oportunidades profissionais para professores paranaenses de escolas públicas e privadas, por meio da interação com novas culturas e do aperfeiçoamento na língua inglesa.

Desde o início do programa, em 2014, 48 profissionais da educação foram selecionados para lecionar em instituições educacionais de Utah. Desses, pelo menos 40 continuam atuando na rede de ensino dos Estados Unidos. Neste ano, as professoras aprovadas serão designadas para escolas nas cidades de Logan e St. George.

Benefícios e atuação

O regime de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 30 horas em sala de aula e 10 horas em planejamento. As aulas serão ministradas em inglês e português para alunos do elementary school, middle school e high school.

Os professores receberão uma remuneração que varia de acordo com a experiência, formação e titulação, podendo chegar a até US$ 58 mil por ano para professores com doutorado. Além disso, as professoras terão benefícios como planos de saúde e odontológico, visto de trabalho para os cônjuges e possibilidade de matricular os filhos em escolas da rede pública.

Durante as duas primeiras semanas do intercâmbio, as docentes contarão com moradia cedida por outros professores da comunidade local. O programa de imersão dupla em português é realizado em 24 escolas, envolvendo aproximadamente três mil crianças e adolescentes.

Para participar do programa, os candidatos devem comprovar experiência de ensino em escolas paranaenses das redes pública ou privada e passar por três etapas eliminatórias: análise de documentos, entrevista em inglês e avaliação de experiência didática em sala de aula.