Geral

1ª Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate: Padronização e Capacitação para Atuação em Ocorrências Reais

1ª Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate

Quatro dias de atividades intensas marcaram a 1ª certificação nacional de cães de busca e resgate, realizada em Cianorte, no noroeste do estado do Paraná. O evento, que ocorreu entre os dias 6 e 9 de maio, contou com a participação de 16 binômios, formados pelo bombeiro militar e o cão, que foram aprovados após diversos testes e simulações de ocorrência.

O objetivo da certificação foi padronizar as técnicas de atuação dos binômios e garantir a qualidade e eficiência dos cães de busca em situações de desastre ou busca por odores específicos. Para obter a certificação, as duplas passaram por avaliações de agressividade, obediência e destreza, além de serem submetidas a cenários simulados que reproduziam ocorrências reais.

Um dos destaques do evento foi a oportunidade de três binômios atuarem em uma ocorrência real. Com a ajuda dos cães, um homem desaparecido foi localizado em boas condições e levado para seus familiares.

Impacto da Certificação

A certificação resultou na aprovação de 13 binômios paranaenses, dois de Rondônia e um do Mato Grosso do Sul, totalizando 17 binômios com a chancela do Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC). Isso significa que o Paraná está capacitado para atuar em ocorrências reais e também pode prestar apoio em outros estados, em casos de desastres.

Além dos binômios, quatro estagiários avaliadores também foram certificados e poderão atuar como árbitros em eventos futuros.

A certificação garante uma maior capacidade de atuação dos cães de busca e resgate no Paraná, com mais binômios disponíveis e a possibilidade de um maior rodízio entre eles, caso seja necessário.

Com essa primeira certificação nacional, o Paraná se destaca como referência na área de busca e resgate com cães, contribuindo para a segurança e bem-estar da população.