Comunidade

A representação da história e construção da Câmara Municipal de São José dos Pinhais

A representação da história e construção da Câmara Municipal de São José dos Pinhais

O painel de azulejo que fica na parte de cima do plenário Segismundo Salata da Câmara Municipal de São José dos Pinhais representa a história da casa de leis. A pintura, de autoria do artista Roney Wilmar Erthal, utiliza uma técnica rara de azulejo queimado em 1.200ºC e foi feita em comemoração aos 150 anos da câmara, em 2003.

O painel tem ao centro o mapa de São José dos Pinhais, e ao redor dele estão representados os 21 vereadores do município. Cada vereador carrega um quadrinho que significa um tijolo da construção da câmara. Conforme Roney, ao todo, são 150 quadrinhos que remetem aos anos completados pela câmara naquela ocasião. Os quadros pretos representam os anos vividos e os brancos representam os anos que estão por vir.

Ao lado direito do painel, há um vereador diferente dos demais, ele carrega um quadrinho preto que representa o presidente da câmara trazendo as leis. Segundo a explicação do artista, este é o painel mais importante que ele já fez até hoje, pois é difícil alguém conseguir colocar uma obra sua dentro do plenário da câmara.

O talento e as obras de Roney Erthal

Roney Erthal, morador do bairro São Marcos de São José dos Pinhais, é um renomado artista com mais de 4 mil obras em todo o estado do Paraná, além de trabalhos no exterior, em países como Portugal, Polônia, Itália, Chile, China e Estados Unidos. Ele possui cerca de 3,5 mil trabalhos em tela, 470 esculturas e 110 murais em azulejos, incluindo peças feitas com bronze.

Uma de suas maiores obras em azulejos foi instalada em 2004 na cidade de Jacarezinho, sendo um painel de 100 metros de comprimento que cobre todo o muro lateral da Faculdade de Filosofia. Outra obra de grande importância são as mini esculturas em Montemor-o-Velho, uma vila no distrito de Coimbra, em Portugal, cidade irmã de São José dos Pinhais, que faz referência aos 300 anos da cidade são-joseense.

Em breve, Roney pretende bater o recorde do maior painel com azulejos do mundo, título atualmente detido pela Alemanha, com um painel de 23 mil peças. A ideia é que o novo painel tenha 25 mil peças, mas o local onde a obra será instalada ainda não está definido, podendo ser no Parque das Convenções ou no Parque São José.