Economia

Setor de serviços no Paraná tem crescimento acima da média nacional

Setor de serviços no Paraná tem crescimento acima da média nacional

As empresas paranaenses ligadas ao setor de prestação de serviços tiveram um crescimento de 8,5% no volume de suas atividades nos dois primeiros meses de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho superou a média nacional, que foi de 3,3%, de acordo com a pesquisa mensal de serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado dos últimos 12 meses analisados, o crescimento registrado para o segmento no Paraná é de 10,9%, o maior do sul do país. Em comparação, as empresas catarinenses tiveram uma variação positiva de 8,1% no volume de suas atividades, enquanto as gaúchas registraram uma alta de 3,8%. A média nacional apresentou um crescimento de 2,2%.

No mês de fevereiro, o volume de serviços no Paraná teve um aumento de 6,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, mais do que o dobro do crescimento nacional, que foi de 2,5%. Todos os segmentos analisados pelo IBGE tiveram resultados positivos no estado durante o primeiro bimestre.

Destaque para os serviços de informação e comunicação

Entre os segmentos analisados, as maiores altas ocorreram nas empresas que prestam serviços de informação e comunicação, com um crescimento de 10,6%, e em outros serviços, com um aumento de 10,8%. Os serviços prestados à família aumentaram 3,5% em relação a janeiro e fevereiro de 2023, enquanto os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 5,9%. Já os transportes, serviços auxiliares e correio variaram 9,4%.

Turismo em alta no Paraná

O setor de turismo também apresentou um bom desempenho no Paraná. Entre janeiro e fevereiro, houve um aumento de 0,5% nas atividades turísticas, enquanto a média nacional teve uma queda de 0,8%. No acumulado do ano, as atividades turísticas registraram um crescimento de 2,1% em comparação ao primeiro bimestre de 2023, sendo o melhor resultado da região sul do Brasil.

Esse crescimento também se refletiu no aumento da receita das empresas do setor, que viram sua receita ampliada em 10% no primeiro bimestre de 2024.

Economia paranaense em crescimento

O crescimento do setor de serviços e do turismo acompanha uma tendência já observada em outros setores da economia paranaense. No primeiro bimestre, as indústrias instaladas no Paraná tiveram um crescimento de 4%, enquanto o comércio acumulou uma alta de 6,9%, demonstrando o dinamismo da economia do estado.