Mundo e Curiosidades

O Paraná e a Rede de Computadores de Alto Desempenho: Impulsionando Pesquisas e Inovações em Diversas Áreas

O Paraná e a Rede de Computadores de Alto Desempenho

O Paraná está prestes a se tornar o primeiro estado do Brasil a contar com uma rede de computadores de alto desempenho para acelerar pesquisas em diversas áreas. Durante sua missão na Índia, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou um memorando de entendimento com o Centro de Desenvolvimento de Computação Avançada (C-DAC), responsável pelo desenvolvimento dessa tecnologia no país.

Avanços em Diversas Áreas

O objetivo dessa parceria é trazer a tecnologia dos supercomputadores para as sete universidades estaduais do Paraná. Esse modelo tem potencial para impulsionar avanços em áreas como inteligência artificial, pesquisa genômica e produção de medicamentos para o combate ao câncer, entre outras.

Transferência de Tecnologia e Treinamento

A parceria envolve a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação Araucária e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O objetivo é realizar a transferência de tecnologia para a montagem dos supercomputadores no Paraná, além de capacitar os profissionais que irão utilizar essas estruturas.

O governador ressaltou que a implantação de uma rede de alta performance colocará o Paraná em outro patamar de pesquisa em saúde, agricultura, educação e indústria. Será um projeto pioneiro no Brasil, com uma rede de supercomputadores que atenderá tanto o setor acadêmico quanto as indústrias, impulsionando pesquisas e inovações em diversas áreas.

Além da rede de computação de alto desempenho, o estado também deve ganhar um centro de treinamento em tecnologia da informação de última geração, aproveitando a experiência do C-DAC.

A parceria com o C-DAC, que possui uma vasta atuação em áreas como saúde, agricultura, educação e treinamento, certamente colocará o Paraná como uma referência nacional e internacional na produção do conhecimento.