Comunidade

Vereadores reivindicam linha de ônibus que ligue São Marcos até Terminal do Guadalupe

Vereadores reivindicam linha de ônibus que ligue São Marcos até Terminal do Guadalupe

Os vereadores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovaram uma moção que reivindica, com urgência, a criação de uma linha de ônibus que ligue o bairro São Marcos até o Terminal do Guadalupe, no centro de Curitiba. A moção, proposta pelo vereador Allax Siqueira (MDB) e subscrita por todos os vereadores, foi destinada à Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP).

Na moção nº130/2024, os vereadores argumentam que essa linha de ônibus atenderia a uma demanda do bairro e supriria uma lacuna existente no transporte metropolitano atual. Além disso, os vereadores destacam os principais benefícios que seriam gerados pela linha, como o acesso facilitado a serviços e empregos na capital do estado. A criação dessa linha também contribuiria para a redução do tráfego individual, congestionamentos e emissões de poluentes na região metropolitana de Curitiba, resultando em uma melhor qualidade de vida para todos.

Além da AMEP, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transporte e Trânsito também receberão cópias da moção.

Jovem empreendedor

Durante a sessão, também foi aprovado em 1º turno o projeto de decreto legislativo nº 1677/2023, do vereador Prof. Wellington Leitão (PSB), que institui o Prêmio Jovem Empreendedor no município de São José dos Pinhais. O projeto conta com uma emenda do vereador Silvio Santo (REP).

O prêmio será destinado a estudantes e jovens empreendedores de 15 a 29 anos de idade, no mês de setembro de cada ano. O objetivo é reconhecer os jovens empreendedores e incentivá-los a contribuir para o desenvolvimento da classe empresarial.

Saúde bucal e guardas de trânsito

Na tribuna livre, a representante do Sindicato dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais (SINSEP), Cristiane Matsuo de Oliveira Piorunneck, falou sobre as necessidades dos servidores da saúde bucal, que se encontram em estado de greve. A principal reivindicação do movimento é que os cirurgiões-dentistas tenham o mesmo salário inicial dos médicos, e que os auxiliares de saúde bucal também tenham uma melhora no salário inicial.

A representante do movimento dos aprovados no concurso público para a Guarda Municipal de SJP, Maiara Ribeiro, também fez uso da tribuna. Ela destacou que os aprovados estão organizados de maneira pacífica para pressionar pela nomeação dos 55 excedentes. Atualmente, São José dos Pinhais conta com 213 guardas municipais, sendo que a lei complementar 161 de 2022 previa um contingente de 270 guardas, o que não vem sendo cumprido. Maiara ressaltou que já foram solicitadas audiências com a prefeitura municipal para averiguar o cronograma de nomeações, porém ainda não foram atendidos.