Mundo e Curiosidades

Oportunidades de exportação de carnes brasileiras para a China

Oportunidades de exportação de carnes brasileiras para a China

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciou que mais 38 frigoríficos brasileiros foram habilitados para exportar carnes para a China. Essa comunicação foi feita pela Administração-Geral de Aduanas da China (GACC). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o resultado da política externa brasileira em um vídeo publicado em sua conta na rede social X (antigo Twitter).

Das 38 habilitações concedidas pelo país asiático, oito são abatedouros de frango, 24 são abatedouros de bovinos, um é um estabelecimento bovino de termoprocessamento e cinco são entrepostos. Os entrepostos são estabelecimentos responsáveis pelo recebimento, guarda, conservação, manipulação, acondicionamento e distribuição dos produtos animais.

O MAPA esclarece que parte dos estabelecimentos foi auditada remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial de técnicos chineses em dezembro de 2023, acompanhados de representantes do ministério.

O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comemorou o momento comercial do Brasil, resultado de negociações para abertura de novos mercados. Ele destacou que o país bateu recordes de abertura de mercados, com 96 novos mercados abertos durante o terceiro mandato do presidente Lula. Desses, 39 países não tinham relações comerciais com o agronegócio brasileiro.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, sendo o maior parceiro comercial na compra de proteína animal. Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, totalizando mais de US$ 8,2 bilhões.

Antes desse anúncio, o Brasil já possuía 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos. O Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, afirma que essa liberação de plantas para exportação é um reconhecimento da qualidade do produto pecuário brasileiro e demonstra a confiança no trabalho da defesa agropecuária do país.