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AMEP Inicia Pesquisa com Usuários e Trabalhadores do Aeroporto Afonso Pena para Implantação do VLT

Objetivos e Metodologia da Pesquisa

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) iniciou uma pesquisa abrangente com usuários e trabalhadores do Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais. O principal objetivo deste estudo é identificar o perfil demográfico dos participantes, incluindo gênero, idade e renda, e coletar informações detalhadas sobre suas viagens. As informações de viagem incluem pontos de origem e destino, motivos das viagens e os modos de transporte utilizados para chegar ou sair do aeroporto.

Além disso, um dos focos essenciais desta pesquisa é avaliar a viabilidade e aceitação da implementação de um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A pesquisa busca entender a disposição dos usuários em substituir os meios de transporte atuais, como automóveis particulares, ônibus, carros de aplicativos e táxis, pelo VLT. Para isso, serão coletados dados sobre a origem e destino das viagens, bem como os custos e tempos de deslocamento associados.

O estudo, conhecido como Pesquisa de Preferência Declarada (PPD), está sendo conduzido pela empresa Oficina Engenharia e faz parte da fase inicial do projeto VLT Expresso Metropolitano. A coordenação do projeto está a cargo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), assegurando a seriedade e precisão da análise. A pesquisa será realizada nas próximas semanas, abrangendo um total de 640 entrevistas com os usuários e trabalhadores do aeroporto.

Essa abordagem metodológica visa proporcionar uma base sólida de dados que permitirá a AMEP e seus parceiros tomarem decisões informadas sobre a implantação do VLT. A coleta de informações detalhadas sobre os hábitos de viagem dos participantes e suas preferências em relação aos modos de transporte é crucial para o planejamento eficiente e eficaz do novo sistema de transporte.

Impactos e Futuro do Projeto VLT

O projeto do VLT Expresso Metropolitano tem como objetivo transformar o transporte público na região metropolitana de Curitiba, especialmente no eixo Boqueirão, substituindo os atuais ônibus expressos (BRT). A linha será estendida até o Aeroporto Afonso Pena, passando pelo Terminal Central de São José dos Pinhais. Este corredor de transporte é vital para a mobilidade urbana, transportando em média 126 mil passageiros nos dias úteis, com um pico de aproximadamente 15 mil pessoas em horários de maior movimento. A transição para o VLT promete melhorar não só a eficiência, mas também a capacidade e a sustentabilidade do sistema de transporte.

Os primeiros estudos para a nova modelagem e concessão do VLT estão previstos para serem entregues no primeiro trimestre do próximo ano. O cronograma inclui a realização de consultas e audiências públicas, com a expectativa de publicação do edital de leilão até junho de 2025. Se o projeto for considerado viável, o leilão está programado para ocorrer em setembro de 2025 na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo. O investimento total estimado para a implementação do VLT é de R$ 2,5 bilhões, um montante significativo que reflete a magnitude e a importância do projeto para a região.

Para garantir o sucesso do VLT Expresso Metropolitano, serão conduzidos amplos estudos de demanda, levantamentos de campo e análises de infraestrutura. Estes estudos irão considerar possíveis interferências no traçado desejado e seu entorno, assegurando que o projeto atenda às necessidades de conectividade entre o Terminal Central de São José dos Pinhais, as linhas urbanas do município e os demais terminais integrados à Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba. A implantação do VLT não só promete revolucionar o transporte público, mas também promover uma conexão mais eficiente e sustentável entre diferentes pontos-chave da região metropolitana, beneficiando milhares de passageiros diariamente.