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Governador Ratinho Junior Encerrra Agenda Internacional com Apresentação de Concessões Rodoviárias em Nova York

Detalhes dos Novos Lotes de Concessão Rodoviária

O governador Carlos Massa Ratinho Junior encerrou sua agenda internacional com uma apresentação detalhada sobre os próximos lotes de concessão rodoviária do Paraná, durante um encontro com investidores na sede do BTG Pactual em Nova York. Os lotes 3 e 6, que estão em fase de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU), representam um dos maiores pacotes de modernização de estradas da América do Sul, abrangendo um total de 3,3 mil quilômetros.

Os novos lotes de concessão rodoviária somam aproximadamente 1,2 mil quilômetros de estradas, conectando importantes regiões do Paraná. Entre elas estão Curitiba, o Porto de Paranaguá e os Campos Gerais, que se ligam às regiões Norte e Oeste do estado, incluindo cidades estratégicas como Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Apucarana. A previsão é de que o leilão desses lotes ocorra na B3 até o final do ano.

Os investimentos estimados para esses lotes são de R$ 35,1 bilhões. Dentre as melhorias previstas, destacam-se quase 600 quilômetros de duplicação, a construção de terceiras faixas, contornos e outras obras de infraestrutura. Este significativo aporte financeiro visa melhorar a segurança e a eficiência do transporte rodoviário no estado, proporcionando um impacto positivo na economia local e regional.

As concessões terão validade de 30 anos, e a empresa vencedora será aquela que oferecer a menor tarifa por quilômetro rodado. Essa abordagem visa atrair investimentos de longo prazo, garantindo que as estradas sejam mantidas e operadas de forma eficiente ao longo do período de concessão. Com esses investimentos, espera-se uma modernização significativa das rodovias, melhorando a conectividade e a mobilidade no Paraná.

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Impacto Econômico e Infraestrutura Multimodal

Além dos investimentos rodoviários, o governador Ratinho Junior ressaltou a importância crucial de uma integração multimodal para o desenvolvimento econômico do Paraná. Um dos projetos mais ambiciosos nesta área é a Nova Ferroeste, um corredor ferroviário de 1,5 mil quilômetros que atravessa o estado de leste a oeste até Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Esta concessão, que também será leiloada na B3, promete transformar a logística regional, facilitando o transporte de cargas e reduzindo custos operacionais.

Outros projetos importantes mencionados incluem concessões portuárias em andamento, que visam modernizar e ampliar a capacidade dos portos do estado. Além disso, o governo estadual está financiando diversas obras de infraestrutura com recursos próprios. Entre estas, destacam-se a construção da ponte de Guaratuba, essencial para a ligação entre o litoral e o interior, a duplicação da PRC-466, que melhorará a fluidez do tráfego, e a revitalização de estradas em concreto no sudoeste, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e no centro-oeste do estado.

Durante a apresentação, investidores de renome, como os integrantes da Pátria Investimentos, que arrematou o lote 1 da concessão, estavam presentes. Essas parcerias público-privadas são vistas como fundamentais para alavancar o desenvolvimento econômico e logístico do Paraná. Com investimentos totais previstos de mais de R$ 55 bilhões nos próximos anos, o pacote de concessões rodoviárias e projetos multimodais promete impulsionar significativamente a economia local, criando emprego e melhorando a infraestrutura.

Em resumo, os investimentos em infraestrutura multimodal, incluindo a Nova Ferroeste e as concessões portuárias, aliados às obras financiadas pelo estado, representam um esforço coordenado para transformar o Paraná em um hub logístico de referência. Esses projetos não apenas melhoram a conectividade interna e externa do estado, mas também atraem investimentos que são vitais para o crescimento sustentável da região.

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