Comunidade

Câmara mantém veto da prefeitura ao projeto de lei de criação de leitos adaptados para pacientes com TEA, síndromes e doenças raras

Câmara mantém veto da prefeitura

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais manteve o veto nº 03/2024, da prefeitura, ao projeto de lei nº 911/2023, de autoria do vereador Silvio Santo (Republicanos). O projeto de lei tinha como objetivo determinar a obrigatoriedade da criação de leitos adaptados em hospitais e unidades de pronto atendimento para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndromes e doenças raras. O veto foi mantido por maioria de votos, com 10 vereadores favoráveis e 7 contrários à sua manutenção.

Características dos leitos adaptados

O artigo vetado no projeto de lei foi o 3º, que tratava das características dos leitos adaptados. Entre as características estavam a iluminação ajustável e suave para diminuir a sensação de desconforto sensorial, cores e decoração calmas e suaves, materiais têxteis confortáveis e táteis, áreas de descanso silenciosas e tranquilas, mobiliário ergonômico e ajustável, sinalização visual clara e direta, recursos de estimulação sensorial controlada, equipe treinada em atendimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista, síndromes e doenças raras, e protocolos de atendimento individualizados.

Votos de louvor

Durante o uso da tribuna, o presidente da Câmara Municipal, vereador Allax Siqueira (MDB), entregou votos de louvor e reconhecimento à jovem empreendedora Mônica Lopes. A homenagem foi feita atendendo ao requerimento nº 49 de 2024, de autoria do vereador e aprovada por unanimidade pela câmara municipal.

Mônica Lopes é uma empreendedora de sucesso que veio para São José dos Pinhais em 1994, com seus pais e irmãos. Desde cedo, ela trabalhou nos negócios familiares, como uma pequena fábrica de embutidos frescos chamada Chopim, em homenagem à cidade de origem da família, Chopinzinho (PR). Após trabalhar no McDonald’s aos 15 anos, Mônica cursou Direito na PUC, concluindo o curso em 2011. Mesmo formada, ela optou pelo empreendedorismo e se dedicou integralmente à administração da empresa da família, a Frigo LDC Indústria e Comércio de Carnes, localizada no bairro Jardim Primavera. Além disso, Mônica também participou da criação de uma holding para gerenciar as novas empresas do grupo, como a Helvoort Comércio e a LP5 Madeireira. Em 2023, ela expandiu suas atividades empresariais ao inaugurar a