Geral

Paraná envia mais de 190 toneladas de donativos para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Paraná envia mais de 190 toneladas de donativos para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

O estado do Paraná enviou nesta segunda-feira (6) uma grande quantidade de donativos para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Através da campanha SOS RS, liderada pela primeira-dama Luciana Saito Massa e operacionalizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, foram arrecadados mais de 190 toneladas de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, água e telhas.

Além das doações feitas pela população e empresas participantes da campanha, o estado do Paraná também enviou 800 colchões e kits com cobertores e travesseiros cedidos pela Defesa Civil do próprio estado, além de 1,5 mil caixas de copos de água doadas pela Sanepar.

Ao todo, 15 caminhões partiram de diferentes cidades paranaenses, como Curitiba, Londrina, Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Loanda, levando os donativos para as bases logísticas da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. Esses materiais serão distribuídos para as cidades mais afetadas pelas enchentes.

A campanha SOS RS continua recebendo doações em todo o estado do Paraná e novas remessas serão enviadas ao longo dos próximos dias. A estimativa é que cerca de 300 toneladas de donativos estejam em processo de separação para serem enviadas ao Rio Grande do Sul ao longo desta semana.

Além disso, a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR) está se mobilizando junto ao Sindicato dos Permissionários (Sindaruc) para doar alimentos secos e água.

Essa mobilização do governo do Paraná para ajudar a população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul incluiu o envio de equipes do Corpo de Bombeiros para auxiliar nos resgates e uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas para dar suporte a essas operações. A força-tarefa já realizou 786 salvamentos.

No último domingo (5), um avião da Casa Militar do governo do Paraná levou bolsas de nutrição parental (NPT) para crianças internadas em hospitais de Santa Maria e Santiago, no Rio Grande do Sul. A ajuda continua e novas ações estão sendo planejadas para auxiliar as vítimas das enchentes.