Política

Convênios assinados para investimentos em Belém e preparação para a COP 30

Convênios assinados para melhorias em Belém

Três convênios foram assinados entre os governos federal, paraense e a prefeitura de Belém, visando investimentos de mais de R$ 1,3 bilhão na capital do Pará. Essas melhorias têm como objetivo preparar a cidade para sediar a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

Investimentos na infraestrutura viária

Do total dos recursos previstos nos três convênios, a maior parte, cerca de R$ 1 bilhão, será destinada à modernização da infraestrutura viária de Belém e à implantação do Parque Linear Doca. Além disso, estão previstas ações na área de saneamento, como a execução de 50 quilômetros de rede coletora de esgoto e 4,8 mil ligações de tubulações.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, detalhou o primeiro convênio assinado durante a cerimônia. Ele ressaltou que esses investimentos representam um legado deixado pela empresa e pelo governo federal para Belém e para o Brasil. A Itaipu Binacional tem o compromisso de fornecer energia de alta qualidade acessível, em consonância com os princípios da sustentabilidade ambiental e em prol do desenvolvimento social.

Os investimentos socioambientais realizados em infraestrutura em Belém são parte de um compromisso estratégico com a missão da Itaipu Binacional, afirmou o diretor da empresa.