Mundo e Curiosidades

Governador Ratinho Junior inaugura fábrica de big bags na Índia, fortalecendo o intercâmbio tecnológico entre o Paraná e o país asiático

O governador Ratinho Junior inaugura fábrica de big bags na Índia

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou da inauguração da fábrica de big bags da empresa brasileira Packem, em Ahmedabad, na Índia. Essa expansão da companhia reforça o intercâmbio tecnológico entre o Paraná e o país asiático.

A nova fábrica indiana é fruto de uma parceria entre a Packem e a empresa local Umasree Textplast. Com isso, a planta vai introduzir no mercado da Índia a tecnologia de reciclagem de big bags 100% recicladas de ponta a ponta. As big bags são grandes embalagens flexíveis usadas para transporte ou armazenamento de produtos em pó, a granel ou líquidos, como fertilizantes, alimentos, minérios ou sementes.

Ratinho Junior expressou seu orgulho em trazer essa tecnologia para a Índia, que é uma referência mundial no cuidado com o meio ambiente e já vem sendo aplicada no Paraná. Esse tipo de investimento é importante para a troca de tecnologia entre os dois países e para compartilhar experiências sustentáveis que possam ajudar o planeta como um todo.

A nova fábrica deve gerar 700 empregos diretos na unidade de Ahmedabad e outros 5 mil indiretos. Além disso, a fábrica vai utilizar materiais recicláveis, como garrafas PET e big bags usadas, como matéria-prima para produzir novas big bags.

Esse conceito de economia circular também está presente na unidade da Packem em Curitiba, que tem capacidade para reciclar 1,2 bilhão de garrafas PET por ano, sendo a maior recicladora do Paraná. O investimento total da empresa na planta paranaense é de R$ 75 milhões.

A iniciativa da Packem de criar um material totalmente sustentável, reciclando garrafas de plástico, contribui para a redução do lixo plástico e incentiva outros projetos de economia circular e sustentabilidade. Além disso, a inauguração da fábrica na Índia também tem potencial para reforçar projetos inovadores no estado do Paraná, gerando investimentos e fomentando a inovação.

Fonte: [inserir fonte]