Política

Curso de capacitação em financiamentos externos para governadoras e prefeitas

Governadoras e prefeitas podem se inscrever para curso de capacitação em financiamentos externos

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), está promovendo o primeiro curso de capacitação em financiamentos externos voltado para gestoras. O objetivo do treinamento é aumentar a proporção de mulheres nos pedidos de financiamentos a órgãos internacionais.

De acordo com o MPO, apenas cerca de 8% do total de pedidos recebidos pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) vêm de governos liderados por mulheres, mesmo que elas estejam à frente de 12% dos estados e municípios. Para mudar essa realidade, o curso busca capacitar governadoras, vice-governadoras, prefeitas, vice-prefeitas e secretárias estaduais ou municipais de municípios com mais de 90 mil habitantes.

O curso será realizado entre os dias 8 e 10 de maio, na sede da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), em Brasília. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de abril, na página da ENAP destinada à capacitação. Serão oferecidas 50 vagas para as gestoras interessadas.

A participação feminina nos projetos financiados com recursos internacionais é fundamental para a melhoria da execução de políticas públicas. Segundo Renata Amaral, secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do MPO, as mulheres têm soluções diferentes para os mesmos problemas, e é importante ter uma maior participação feminina para aperfeiçoar os processos internos.

A COFIEX, que analisa as requisições de empréstimos de órgãos internacionais com garantia da União, possui uma carteira ativa de projetos aprovados superior a US$ 30 bilhões. Os recursos financiados têm um grande impacto na vida da população, abrangendo setores como educação, saúde, saneamento, infraestrutura, meio ambiente, entre outros.

O curso será gratuito e a CAF financiará a passagem e hospedagem das participantes. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail da COFIEX: cofiex@economia.gov.br.