Geral

Sanepar assina acordo para implantação de tecnologia de produção de hidrogênio renovável

Diretor-presidente da Sanepar assina acordo para implantação de tecnologia de produção de hidrogênio renovável

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o presidente da empresa alemã Graforce, Jens Hanke, firmaram um memorando de entendimento (MOU) para avançar com estudos voltados para a implantação de uma tecnologia disruptiva de produção de hidrogênio renovável a partir do biometano gerado em estações de tratamento de esgoto. Essa tecnologia inovadora permite não apenas a produção de hidrogênio renovável, considerado um combustível do futuro, mas também a obtenção de carbono elementar, um material sólido com alto valor de mercado, que pode ser utilizado na composição de biofertilizantes.

O MOU foi assinado na cidade de Kremsmünste, na Áustria, onde a Graforce instalou a primeira planta em escala do mundo para gerar hidrogênio por meio da plasmólise do metano presente no gás natural. A planta está em operação na empresa RAG, líder em exploração, armazenamento e distribuição de gás natural. Durante a visita ao espaço, Stabile e o especialista em pesquisa e inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, acompanhados por representantes do banco alemão KFW, discutiram os resultados inéditos obtidos até então.

A Sanepar está em fase de conclusão dos estudos de viabilidade sobre a produção de hidrogênio renovável em estações de tratamento de esgoto, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-Rio), com apoio do governo alemão, por meio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Natureza, Segurança Nuclear e Proteção (BMUV), e acompanhamento da empresa pública alemã NOW GmbH.

Com a nova parceria com a Graforce, os estudos sobre o uso da tecnologia alemã serão consolidados, em continuidade aos termos do acordo de confidencialidade assinado entre as partes em novembro de 2023. A Sanepar está comprometida com a transição energética sustentável e vê essa parceria como uma oportunidade de contribuir para a economia circular, transformando resíduos em produtos e protegendo o meio ambiente.

Stabile está cumprindo uma agenda técnica em vários países da Europa até a próxima semana, incluindo a participação no Global Water Summit, o principal evento do setor de água do mundo. A Sanepar foi classificada como uma das quatro finalistas do Prêmio Campeões do ODS 6, do Global Water Awards 2024.