Geral

O impacto dos hábitos saudáveis na qualidade de vida

O impacto de hábitos saudáveis na qualidade de vida

Neste domingo, 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, uma data que busca conscientizar a população sobre a importância de adotar hábitos de vida saudáveis. O governo do Paraná destaca o impacto positivo desses hábitos na perspectiva de envelhecer com qualidade de vida.

Uma alimentação adequada, a prática frequente de atividade física, o acompanhamento periódico da saúde, o sono de qualidade e o convívio social são alguns dos fatores que influenciam a longevidade. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a população mundial está envelhecendo, o que levou à declaração da Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

No Paraná, a população idosa corresponde a 16% do total, o que representa cerca de 1,9 milhão de pessoas. Diante desse cenário, a Secretaria da Saúde trabalha com o objetivo de oferecer um atendimento integral, acompanhando as ações municipais. O secretário estadual da saúde, Beto Preto, ressalta a importância da atenção primária nesse processo, pois é nesse nível de atendimento que o cuidado em saúde ocorre mais próximo do cidadão.

Em 2023, as equipes de saúde nos municípios realizaram mais de 27 milhões de atendimentos individuais e mais de 41 milhões de procedimentos nos estabelecimentos de saúde. O Paraná conta com 653 postos e 2.059 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas nos 399 municípios.

No cuidado à pessoa idosa, a atenção primária à saúde também desempenha um papel relevante no reconhecimento e atenção daquelas que se encontram em condição de fragilidade, necessitando de assistência diferenciada. Além disso, atividades de promoção da saúde e prevenção são essenciais para garantir uma vida mais longa, saudável e com qualidade.

A Secretaria da Saúde lista algumas dicas para uma vida longa e com qualidade: incluir atividade física na rotina, preferir alimentos frescos e naturais, aproveitar os momentos de lazer e cultivar o convívio social e familiar, ter um sono de qualidade e evitar o tabagismo.

O Dia Mundial da Saúde, criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo conscientizar a população sobre a qualidade de vida e os diferentes fatores que afetam a saúde. Essa data é comemorada anualmente desde 1950, coincidindo com a fundação da OMS.