Mundo e Curiosidades

LG Electronics escolhe o Paraná para instalar sua segunda fábrica no Brasil

A multinacional sul-coreana LG Electronics decidiu instalar sua segunda fábrica no Brasil no estado do Paraná. O acordo para a instalação da nova linha industrial foi firmado entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente global de Eletrodomésticos e Soluções de Ar-Condicionado da LG Electronics, Jaecheol Lyu, na cidade de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (23).

O Memorando de Entendimento (MoU), assinado entre as partes, marca o início do processo de instalação da fábrica. O documento estabelece um protocolo de intenções no qual o Governo do Estado e a LG Electronics se comprometem a trabalhar em conjunto para facilitar o início das operações. Detalhes como valores de investimento e cronograma da obra ainda serão definidos.

O governador Ratinho Junior ressaltou a importância desse investimento para o estado do Paraná, que teve o maior crescimento econômico do Brasil em 2023, três vezes maior do que a média nacional, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central. Ele destacou que a parceria com grandes empresas como a LG tem impulsionado o desenvolvimento econômico da região.

As negociações com a LG começaram com uma visita de uma comitiva paranaense liderada pelo governador à Coreia do Sul. Ratinho Junior enfatizou que o bom ambiente de negócios, com segurança jurídica e infraestrutura adequada, foi determinante para a escolha do Paraná como local para a nova fábrica. Ele acredita que esse investimento gerará mais empregos para os paranaenses e aumentará a arrecadação de impostos, possibilitando mais investimentos por parte do Estado.

A instalação da segunda fábrica da LG Electronics no Paraná fortalece a posição do estado como um importante polo industrial e contribui para o crescimento econômico da região.

Com operações no Brasil há mais de 27 anos, a empresa já possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM), no Amazonas. Conhecida pela fabricação de eletrodomésticos de alta qualidade, a LG pretende agora redirecionar mais investimentos para os produtos da chamada linha branca, como refrigeradores.

A instalação da nova fábrica está ligada ao objetivo de estabelecer um sistema de produção local aliado à estratégia de comercializar produtos premium. Um exemplo é a tecnologia InstaView, que permite aos usuários ver o interior da geladeira a partir de um display na porta.

Em sua fala, Jaecheol Lyu disse que o mercado brasileiro é muito importante para a LG, mas que a empresa ainda possui uma presença pequena no segmento de eletrodomésticos, o que deve mudar com a nova empreitada. “Tivemos bastante tempo para fazer pesquisas de mercado e análises de investimento e vimos uma infraestrutura e logística perfeitas no Paraná. Acredito que com a colaboração do Governo do Estado e da prefeitura, mais a energia que LG Electronics vai aplicar, vamos conseguir instalar a fábrica e ter sucesso”, disse o representante da multinacional.

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, comemorou o avanço nas negociações e espera que a fábrica gere um impacto relevante na cidade. “Estávamos negociando desde maio do ano passado com os sul-coreanos por meio dessa interlocução do Governo do Estado via Invest Paraná, e conseguimos vencer uma disputa acirrada com o México e com outros estados para atrair uma das maiores empresas do mundo”, revelou. “Tenho certeza que a LG vai bater recordes de investimento e geração de emprego, proporcionando oportunidades para a nossa população”.