Comunidade

Novo sistema de iluminação da Orla de Matinhos traz benefícios e inovação

O Governo do Estado iniciou neste mês a instalação do novo sistema de iluminação da Orla de Matinhos. O projeto prevê a colocação de 145 postes inteligentes, com 17 metros de altura cada, ao longo dos 6,3 quilômetros de revitalização, entre o Morro do Boi e o balneário Flórida. O investimento do Instituto Água e Terra (IAT) é de quase R$ 15 milhões.

Além de proporcionar uma iluminação eficiente e moderna, o projeto inclui serviços de engenharia para a implantação de infraestrutura elétrica, iluminação com destaque utilizando projetores em LED, luzes cênicas nas estruturas marítimas e um sistema de automação. A grande inovação é a geração de energia solar, que permite a autogestão do sistema e a disponibilização de tomadas gratuitas para recarregar celulares e tablets ao longo da orla.

Os postes inteligentes contam com placas fotovoltaicas, que utilizam a luz solar para produzir energia limpa. Além de suprir o próprio consumo, essa tecnologia possibilita a criação de áreas de descanso na praia, com a disponibilização de tomadas para os visitantes. O projeto também prevê a infraestrutura necessária para a incorporação de pontos com internet wi-fi, proporcionando conectividade aos frequentadores.

Segundo o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, os postes inteligentes trarão benefícios tanto para os moradores quanto para os turistas. Além de iluminar toda a praia e permitir atividades noturnas, como jogos e shows, eles também transformarão as estruturas marítimas em pontos turísticos. A iluminação cênica com projetores de LED permitirá a alteração das cores de acordo com datas comemorativas, como o Outubro Rosa e o Natal.

A primeira fase da revitalização da Orla de Matinhos está quase concluída e tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. O investimento total do Governo do Estado é de R$ 354,4 milhões, abrangendo a engorda da faixa de areia, a melhoria da pavimentação asfáltica, a recuperação de vias urbanas e a implantação do novo sistema de iluminação. Uma segunda etapa, que ainda não tem data para começar, contemplará o trecho entre os balneários Flórida e Saint Etienne.