Saúde

Ministério da Saúde cria grupo para propor programa de medicina indígena

Ministério da Saúde cria grupo para propor programa de medicina indígena

O Ministério da Saúde, por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, estabeleceu a criação de um grupo encarregado de elaborar uma proposta para a implementação de um programa nacional de emprego da medicina indígena no Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasi-SUS). O objetivo é promover a valorização e o reconhecimento das práticas medicinais tradicionais das comunidades indígenas.

O Grupo de Trabalho de Medicinas Indígenas, criado no âmbito da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), terá um caráter consultivo e será composto por representantes de áreas técnicas da própria Sesai. Além disso, o grupo poderá convidar especialistas de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, bem como representantes de organizações não governamentais (ONGs) e de governos de outros países para participar de reuniões e colaborar com a proposta de criação do Programa em Medicinas Indígenas.

Entre as atribuições do grupo de trabalho estão a organização e sistematização das recomendações, o debate, revisão, avaliação e assistência técnica na promoção de ações e estratégias relacionadas às medicinas indígenas no âmbito do Sasi-SUS. O prazo para conclusão das atividades é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Essa iniciativa busca fortalecer a saúde indígena, reconhecendo a importância e a eficácia dos conhecimentos tradicionais das comunidades. A proposta do programa nacional de emprego da medicina indígena visa garantir o acesso a práticas de saúde culturalmente adequadas e contribuir para a promoção da saúde e o bem-estar das populações indígenas no Brasil.

Essa medida representa um avanço no reconhecimento e valorização da medicina indígena, respeitando a diversidade cultural e promovendo a inclusão e a participação das comunidades indígenas na construção de políticas públicas de saúde.