Comunidade

Maquete eletrônica revela detalhes da Ponte de Guaratuba

Maquete eletrônica revela detalhes da Ponte de Guaratuba

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) divulgou nesta quarta-feira (29) a maquete eletrônica da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Estado. Com 1.244 metros de extensão, a ponte é uma obra de arte especial que combina engenharia e integração com a paisagem do meio ambiente.

O projeto adotou a concepção estaiada, com cabos, no canal de navegação, após inúmeros estudos sobre o sistema. O engenheiro fiscal do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes, destaca que o projeto engloba três grandes pontos: modelo ambientalmente correto, redução do custo operacional e de manutenção, e tecnologia superior aos sistemas similares em grandes vãos.

A estrutura conta com um plano central de cabos, duas colunas e sete estais, proporcionando uma melhor experiência visual durante a travessia e nas praias. A Baía de Guaratuba e a Prainha, áreas turísticas do Litoral do Paraná, poderão ser apreciadas durante o trajeto, incluindo a paisagem vegetal do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.

O projeto apresentado pelo consórcio responsável pela obra destaca a centralização dos cabos estaiados, o que aumenta a rigidez e reduz a flutuação de tensões. Isso resulta em menor fadiga, oxidação e necessidade de manutenção ao longo do tempo.

A tecnologia aplicada também permite a redução do prazo de execução. A quantidade de estais, a altura do mastro e outros elementos permitem o uso de tensões maiores nos cabos e, no futuro, ancoragens mais simples para a manutenção.

Os trabalhos da nova Ponte Guaratuba-Matinhos e seus acessos estão em andamento desde outubro, com o objetivo de cumprir o cronograma estipulado para a entrega da ponte. O investimento total na obra é de R$ 386,9 milhões e a estrutura terá quatro faixas de tráfego, duas faixas de segurança, barreiras rígidas em concreto, calçadas com ciclovia e guarda-corpo nas extremidades.