Comunidade

Avanço nas obras da Ponte Guaratuba-Matinhos e seus acessos no litoral do Paraná

Avanço nas obras da Ponte Guaratuba-Matinhos e seus acessos no litoral do Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística, está avançando nos serviços da nova Ponte Guaratuba-Matinhos e seus acessos, no Litoral. Desde 27 de outubro, a instalação do canteiro industrial e do canteiro administrativo está em andamento ao lado do ferry boat, na margem de Guaratuba.

As etapas ambientais e de engenharia estão acontecendo simultaneamente, como a supressão vegetal e o manejo de fauna, abrindo os terrenos para a construção dos canteiros. Além disso, os tapumes estão sendo instalados, assim como os novos acessos aos portos 1 e 2, e as sondagens mistas e a trado estão em execução.

De acordo com Alexandre Castro Fernandes, engenheiro fiscal da obra e assessor do diretor-presidente do DER/PR, os trabalhos estão dentro do prazo para cumprir o cronograma estipulado até a entrega da ponte. Fernandes destaca a importância de respeitar as etapas para evitar atrasos e retrabalhos que possam impactar no resultado final do projeto.

As modificações realizadas no acesso de Guaratuba, no desembarque do ferry boat, foram necessárias para ampliar e melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas. Um desvio foi criado para contornar o canteiro industrial e garantir um acesso seguro e facilitado aos dois portos, especialmente durante a alta temporada.

As sondagens mistas e a trado são fundamentais para entender a resistência do terreno, coletando amostras que indicam a profundidade e qualidade do subsolo. Esses resultados são essenciais para o projetista calcular o tipo de pavimento e a espessura a ser utilizada, garantindo a qualidade da obra.

Além disso, a construção do canteiro administrativo está em andamento para receber as equipes que irão operar a obra diariamente até a sua conclusão. Cerca de 50 empregos diretos e indiretos estão sendo ocupados pelas equipes construtivas, administrativas, biólogos e engenheiros ambientais.

Próximas atividades incluem a chegada das balsas de apoio e dos maquinários para iniciar a concretagem das vigas que sustentarão a ponte.