Saúde

Competições de Surf e Velocross movimentam os Jogos de Aventura e Natureza

Competições de Surf e Velocross movimentam os Jogos de Aventura e Natureza

No último fim de semana, as competições da Taça Brasil de Surf, em Matinhos, e o Campeonato Paranaense de Velocross, em Pinhais, foram destaque nos Jogos de Aventura e Natureza (JANs). Esses eventos extras, que ocorreram fora do calendário oficial, atraíram muitos espectadores.

Os JANs são um projeto inovador que une esportes, turismo e natureza em um evento itinerante, priorizando as paisagens mais belas do Paraná. Com o objetivo de impulsionar a economia regional e proporcionar lazer à população, os JANs já concluíram as quatro etapas da edição de 2023, passando por Londrina, Litoral, Corredor das Águas e Angra Doce.

O diretor de inovação e desenvolvimento do Esporte da SEES, Tiago Campos, ressaltou o sucesso dos eventos de encerramento deste ano, que contaram com a presença de muitas famílias. “As arquibancadas estavam cheias, com famílias passando o fim de semana prestigiando os eventos esportivos. Tivemos competições nacionais com os melhores atletas do Brasil no surf e no velocross”, disse Campos.

Campos afirma que esse é o objetivo dos Jogos de Aventura e Natureza: movimentar as regiões, atrair as famílias para o esporte, utilizar o esporte como indutor do turismo, gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico.

A Taça Brasil de Surf, realizada em parceria com a Federação Paranaense de Surf (FPS) e apoio do Governo do Estado e da prefeitura de Matinhos, fez parte do Circuito da Segunda Divisão do surf brasileiro. O evento reuniu atletas em busca de uma vaga no Dream Tour 2024, a elite nacional da modalidade. O destaque do Paraná foi Gabriely Vasque, de apenas 16 anos, que terminou a competição em quinto lugar após chegar às quartas de final.

Além disso, o Projeto Somar proporcionou a participação de crianças das escolas municipais de Matinhos, que aprendem a surfar. O projeto Surf Escola, localizado no Pico de Matinhos, oferece aulas para crianças de 6 a 12 anos, transmitindo conhecimento acadêmico e cultivando habilidades e valores que moldam o desenvolvimento pessoal.

Com competições emocionantes e ações sociais, as atividades dos Jogos de Aventura e Natureza têm movimentado o estado do Paraná, fortalecendo o esporte, o turismo e a economia regional.