Comunidade

Câmara Municipal Aprova Descentralização de Cursos em São José dos Pinhais

Câmara Municipal aprova a descentralização de cursos profissionalizantes, culturais e artísticos
A Câmara Municipal de São José dos Pinhais aprovou durante a 27ª Sessão Ordinária, nesta terça-feira (21), o projeto de lei que autoriza a descentralização de cursos profissionalizantes, culturais e artístico. O projeto de nº 1001 de 2024, do vereador Paulinho Maradona (PSD), recebeu aprovação por unanimidade em 2º turno.
O objetivo é levar oportunidades de formação e lazer para as diferentes regiões do município, facilitando o acesso da população. Pelo texto, o município poderá estabelecer parcerias nos bairros, terá ainda de avaliar periodicamente a eficácia e impacto dos cursos e fazer ampla divulgação das atividades disponíveis. O projeto de lei vai agora para sanção do Executivo.
Atualização de rebanhos
O presidente da Câmara, vereador Allax Siqueira (MDB), cedeu parte de seu tempo a assistente de fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Vitória Nunes, falar sobre a Campanha de Atualização de Rebanhos, que ocorre desde 1º de maio até 30 de junho. “Temos 1.550 propriedades cadastradas no município e um nível de comprovação de rebanho de 58%, quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde Animal é 90%”, alertou. “Essa falta de compromisso vem colocando em risco o controle de doenças dos rebanhos, já que não realizamos mais vacinação para aftosa”, acrescentou.
A atualização vale para bovinos, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, peixes e abelhas. A comprovação de rebanho pode ser feita através do site (www.adapar.pr.gov.br), aplicativo, unidades da Adapar ou sindicatos rurais.
Homenagem
 A empresa Zanini do Brasil recebeu votos de Louvor e Reconhecimentos pelos 25 anos de serviços prestados em São José dos Pinhais. O proponente da homenagem, vice-presidente da Casa, vereador Samuel Pinheiro (Podemos), enfatizou que esteve na empresa e pôde presenciar o comprometimento com a qualidade e o bem-estar de seus funcionários. “É sempre bom reconhecer o trabalho de quem faz a cidade de São José dos Pinhais a melhor do sul do mundo”, justificou.
O diretor-geral da Zanini do Brasil, Luiz Burggemann, agradeceu a honraria e lembrou que a indústria não é feita apenas de máquinas, “mas de pessoas, e é um orgulho termos 100 funcionários em São José dos Pinhais, que moram na cidade”.
A Zanini do Brasil é uma multinacional espanhola presente desde 1999 em São José dos Pinhas. Nessa época, as grandes montadoras como Renault e Audi estavam chegando à região e este cenário foi visto como promissor.
A empresa é especialista em processo de injeção e pintura de componentes plásticos e, no Brasil, dedica-se à produção de calotas para carros. A Zanini é parte de uma empresa global que está presente em 10 países de três continentes.
Médicos
Durante a aprovação em 2º turno do Projeto de Lei Complementar nº 172/2023, do Poder Executivo, que dispõe sobre a ampliação de vagas do cargo efetivo de médico, o vereador Professor Abelino (Podemos) ponderou a necessidade de ampliação de outros cargos na área, como assistente administrativo de saúde. “Esse cargo é uma carência nas unidades básicas. Pedimos que a prefeitura analise a possibilidade, e também de agentes comunitários de saúde”, reivindicou o vereador.
O vereador Sinésio Januário (Podemos) destacou que, além de contratar médicos, é necessário encontrar formas de mantê-los. “No Diário Oficial, sempre tem médicos saindo, pelas condições de trabalho, muitas vezes pela carga horária. Então não basta abrir vagas, é preciso manter os profissionais”, defendeu o vereador.
Outras votações
As outras votações da sessão incluíram a aprovação unânime em turno único do Projeto de Lei nº 1037/2024, dos vereadores Abílio Alves (PSD) e Silvio Mecânico (PSD), nomeando “Cida do Postinho” a Unidade de Saúde situada na Rua Arcídio Claudino Barbosa (Agaraú).
E as votações em 2º turno do Projeto de Lei Complementar nº 178/2024, do Poder Executivo, que autoriza o parcelamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI às unidades imobiliárias dos condomínios Alamanda, Antúrio, Azaleia, Açucena, Begônia, Bougainville, Brinco de Princesa, Camélia, Gerânio, Girassol, Hortência, Ipê-Amarelo, Jasmim, Lavanda, Lírio da Paz, Manacá-da-Serra, Margarida, Orquídea, todos derivados do antigo Condomínio Serra do Mar I e II; e do Projeto de Lei nº 1052/2024, do vereador Ailton Fenemê (PRD), que concede o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais ao Senhor Nilton Ribeiro de Souza.