Mundo e Curiosidades

Paraná em disputa para sediar unidade da escola de balé da Ópera de Paris

O Paraná na disputa para receber uma unidade da escola de balé da Ópera de Paris

O Paraná está competindo com outros estados do país para sediar uma unidade da renomada escola de balé da Ópera de Paris, que pode ser incorporada ao Centro Cultural Teatro Guaíra. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, a secretária da cultura Luciana Casagrande Pereira e o diretor-presidente do Guaíra, Cleverson Cavalheiro, se reuniram em Paris, na França, com Jean-Yves Kaced, diretor de desenvolvimento e filantropia da companhia, e Pascal Riu, diretor-adjunto, para apresentar o estado e suas iniciativas culturais.

O objetivo do encontro é buscar uma parceria com a escola, que foi fundada por Louis XIV e possui mais de 350 anos de história, apresentando-se regularmente no tradicional Palais Garnier. A intenção é formar talentos do Paraná e de todo o país. A Escola de Balé da Ópera de Paris, localizada em Nanterre, trabalha com a formação de jovens dançarinos a partir dos 8 anos. A expectativa é que a escola esteja funcionando até 2025, ano em que será celebrado o Ano da França no Brasil e vice-versa. A disputa é com o Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante a reunião, o governador apresentou as características do Centro Cultural Teatro Guaíra, que abriga a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, o G2 Cia de Dança e a Escola de Dança, todos mantidos pelo governo estadual e reconhecidos nacionalmente. A Escola de Dança Teatro Guaíra é o corpo artístico mais antigo do teatro, fundado em abril de 1956, com o objetivo de formar bailarinos. Com mais de 100 alunos, é uma das poucas escolas de dança pública do país.

O governador destacou a tradição do Paraná na formação de talentos para o Balé Teatro Guaíra e outras companhias nacionais e internacionais. Além disso, ressaltou que o Centro Cultural Teatro Guaíra e a cidade de Curitiba são conhecidos por receber as maiores apresentações do país, sendo procurados pelo mundo da arte. A intenção é que a capital paranaense seja sede desse grandioso projeto.

A reunião também contou com a participação de Elietti de Souza Vilela, diretora-geral da Secretaria da Cultura, Áldice Lopes, diretor artístico do Guaíra, e Pedro Zacarias, chefe do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Embaixada do Brasil em Paris.