Economia

Paraná lidera a geração de empregos para jovens no sul do país

O Paraná lidera a geração de empregos para jovens no sul do país

O estado do Paraná encerrou o mês de fevereiro com um saldo positivo de 15.668 novos empregos para trabalhadores com idade entre 18 e 29 anos. Esses números colocam o Paraná como líder na empregabilidade dessa faixa etária entre os estados da região sul. Santa Catarina abriu 12.144 novos postos de trabalho para os jovens, enquanto o Rio Grande do Sul ficou com 9.872 empregos no mesmo período.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego. É importante ressaltar que os resultados do Paraná são maiores do que a soma dos empregos gerados nos estados de Espírito Santo, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará no mesmo período.

Inclusão da juventude no mercado de trabalho paranaense

Os jovens representaram quase metade dos 33 mil novos empregos gerados no mês de fevereiro. O avanço da inclusão da juventude paranaense no mercado de trabalho foi de 73% em relação a janeiro deste ano, quando 9.114 trabalhadores nessa faixa etária conseguiram novos empregos.

Com saldo positivo nos dois primeiros meses do ano, o Paraná já abriu 24.782 vagas de trabalho para jovens no bimestre. No cenário nacional, o estado ocupa a terceira colocação, ficando atrás apenas de São Paulo (54.442) e Minas Gerais (17.972) em termos de geração de empregos para jovens.

Setores que mais empregaram mão de obra jovem no Paraná

Os setores que mais empregaram mão de obra jovem no Paraná em fevereiro foram serviços (9.164), indústria (4.002), comércio (1.232), construção (1.056) e agropecuária (234).

O governo do estado tem ampliado a oferta de vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional, facilitando o acesso a vagas de emprego para os jovens que ainda não possuem experiência e buscam o primeiro emprego, já com formação adequada. A Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda prevê a abertura de 20 mil vagas em cursos de qualificação profissional até 2024 para atender municípios de todas as regiões do estado e a demanda de diversos segmentos da economia por profissionais qualificados.

No geral, o Paraná registrou a abertura de 52.091 novos empregos apenas nos dois primeiros meses do ano, contabilizando todas as faixas etárias. Esse resultado coloca o estado como o terceiro melhor do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo (137.498) e Santa Catarina (52.193).