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O crescimento dos carros elétricos no Paraná

O crescimento dos carros elétricos no Paraná

No primeiro trimestre de 2024, o número de carros elétricos vendidos no Paraná cresceu significativamente em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram comercializados 2.232 veículos leves eletrificados no estado, o que representa um aumento de 123%. No ano anterior, foram emplacados apenas 1.001 carros elétricos.

O Paraná ocupa a sexta posição entre os estados que mais emplacam veículos eletrificados, com uma participação de 6,18% no trimestre. Os estados à frente são São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. Esses números mostram o crescente interesse dos paranaenses por carros elétricos.

Os veículos elétricos correspondem a 7% do total de vendas do setor automotivo de veículos leves no Paraná, segundo dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Apenas no mês de março, foram vendidos 789 carros elétricos, o que representa um crescimento de 30,4% em relação a fevereiro e 122% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

As cidades paranaenses que lideram as vendas

No ranking das cidades brasileiras que mais vendem carros elétricos, três cidades paranaenses se destacam. Curitiba é a quinta cidade do país e a primeira do sul do Brasil, com 1.117 unidades comercializadas no primeiro trimestre do ano. Londrina ocupa a 36ª posição, com 201 unidades vendidas, e Maringá está na 39ª colocação, com 177 carros elétricos vendidos nos três primeiros meses do ano.

O panorama nacional

No Brasil como um todo, o aumento nas vendas de carros elétricos no trimestre foi de 145% em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 36.090 unidades vendidas. Apenas no mês de março, foram comercializadas 13.613 unidades, um aumento de 127% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo a ABVE, 68,5% dos carros comercializados no trimestre foram veículos elétricos a bateria (BEV) ou veículos híbridos plugáveis (PHEV), que necessitam de recarga externa. O restante do mercado é composto por modelos híbridos que utilizam motores elétricos em conjunto com motores a combustão e não precisam de recarga externa.