Comunidade

Melhorias no plano de carreira dos auxiliares em saúde bucal aprovadas pelos vereadores

Vereadores aprovam melhorias no plano de carreira dos auxiliares em saúde bucal

Na 13ª sessão ordinária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, realizada nesta terça-feira (2), os vereadores aprovaram melhorias no plano de carreira dos auxiliares em saúde bucal. O projeto de lei complementar nº 177 de 2024, proposto pelo Executivo, foi votado em 1º e 2º turnos, recebendo aprovação unânime dos vereadores.

O projeto tem como objetivo realizar uma adequação ao cargo de auxiliar em saúde bucal no plano de cargos, carreiras e vencimentos dos servidores públicos municipais. Com essa mudança, a categoria avança 13 níveis, passando do nível 21 para o nível 34. Além disso, o salário inicial dos auxiliares será reajustado de R$ 1.943 para R$ 2.645.

Discussões e agradecimentos

A votação em 1º e 2º turnos foi possível graças à aprovação do requerimento n° 057/2024, que dispensou a análise das comissões e o interstício entre os turnos. Durante a discussão da lei, os vereadores destacaram a luta da categoria para conseguir o reenquadramento, que já vem sendo reivindicado desde 2012. Também foi mencionado o impacto das paralisações durante o processo de aprovação da lei, que acabaram prejudicando os cidadãos.

O vereador Professor Abelino (Cidadania) ressaltou a importância do aumento salarial na melhoria da qualidade do serviço prestado, já que tem recebido relatos de unidades básicas de saúde com apenas dois atendimentos odontológicos por dia. O presidente da Câmara, Allax Siqueira (MDB), agradeceu a presença de Sandra Enes, representante da categoria, e enfatizou a importância dos profissionais na saúde do município.

Desastre ambiental

Antes da ordem do dia, os vereadores aproveitaram para falar sobre o desastre ambiental no rio Miringuava, causado pelo descarte irregular de efluentes não tratados, que resultou na mortandade de milhares de peixes. A frente parlamentar da barragem do rio Miringuava enviou um pedido de informações ao Executivo, questionando as medidas que estão sendo tomadas, o prazo para a recuperação do ecossistema, os resultados das análises laboratoriais, as penalidades que serão aplicadas aos responsáveis e quais as medidas preventivas.

Todos os vereadores presentes destacaram a urgência do assunto e a necessidade de punição exemplar aos responsáveis pelo desastre ambiental, independentemente de quem sejam.

Além dessas discussões, os vereadores também lembraram o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece no dia 2 de abril. Será realizada uma palestra sobre o impacto educacional no público autista, com o neurologista Thiago Simões, no plenário Segismundo Salata. Durante todo o mês, a área externa da Câmara Municipal estará iluminada de azul em apoio à causa.

A próxima sessão ordinária está marcada para quinta-feira (4), a partir das 9 horas, e será transmitida simultaneamente nos canais oficiais do YouTube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.