Política

Barack Obama faz visita surpresa a Londres

Barack Obama faz visita surpresa a Londres

No dia 18 de março, o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez uma visita surpresa a Londres, onde se encontrou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. De acordo com um porta-voz do 10 Downing Street, a visita de Obama foi uma cortesia informal como parte de sua viagem à cidade devido ao seu trabalho com a Fundação Obama, e não uma reunião oficial. Esta viagem não anunciada ocorre poucos dias depois de um relatório bombástico ter revelado que ele envolveu as agências de inteligência do Reino Unido juntamente com a CIA para espionar a campanha e a administração de Trump.

Reação política à visita de Obama

Esta foi a primeira visita de Obama ao número 10 de Downing Street desde 2016 e a primeira vez que ele se encontrou com Sunak. No entanto, a visita não foi bem recebida por alguns políticos do Reino Unido. Alguns deputados conservadores expressaram descontentamento com a forma como Obama se pronunciou sobre o Brexit. Antes do referendo do Brexit, Obama ameaçou que poderia dificultar os acordos comerciais entre o Reino Unido e os Estados Unidos.

Obama e o governo Biden

Barack Obama é considerado uma influência por trás do governo do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Muitos analistas afirmam que ele desempenha um papel importante nos bastidores. Após esta visita “surpresa”, resta observar quais serão os próximos movimentos nesse jogo geopolítico e nas eleições americanas.