Comunidade

Operação Ártemis: Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal prendem nove pessoas em São José dos Pinhais

A Polícia Militar, em conjunto com o 17º Batalhão, a Polícia Civil e a Guarda Municipal de São José dos Pinhais, realizou a Operação Ártemis nesta quinta-feira (7). O objetivo da operação foi combater crimes contra mulheres e a falta de pagamento de pensão alimentícia. O diferencial dessa ação foi o fato de ter sido organizada e executada exclusivamente por mulheres.

Durante a Operação Ártemis, foram cumpridos mandados de prisão em defesa das mulheres, além de uma ação de orientação nas ruas e avenidas da cidade. A equipe de 40 policiais femininas foi direcionada a pontos estratégicos do município, onde realizaram bloqueios e distribuíram panfletos informativos sobre violência de gênero, violência doméstica e feminicídio.

Ao todo, foram abordados 753 veículos para orientação e fiscalização, resultando no recolhimento de 32 veículos por infrações de trânsito. A soldado Juliane Aretuze de Souza, do 17º BPM, destacou a importância da operação para promover a segurança da mulher e valorizar o trabalho das agentes. Segundo ela, a ação também busca incentivar a participação das mulheres nas forças de segurança.

A escolha do nome “Ártemis” para a operação não foi por acaso. Na mitologia grega, Ártemis era a deusa protetora das grávidas em trabalho de parto. Dessa forma, o nome da operação busca deixar uma marca e reforçar o compromisso em proteger e defender as mulheres.

A Operação Ártemis é mais uma iniciativa importante no combate à violência contra a mulher e na busca por uma sociedade mais igualitária e segura para todos.