Comunidade

Programa Banco de Alimentos Comida Boa expande doações para instituições de cuidado animal

O programa Banco de Alimentos Comida Boa, que busca reduzir o desperdício de alimentos nas Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR), passou por uma expansão significativa. Agora, além de doar hortifrutigranjeiros para entidades assistenciais, o programa também destina alimentos para instituições de cuidado animal.

Desde o início de 2024, foram distribuídas mensalmente 24 toneladas de hortaliças para entidades que resgatam animais ou trabalham na preservação de espécies ameaçadas. O Banco de Alimentos Comida Boa identifica produtos que não foram comercializados pelos atacadistas e produtores rurais na Ceasa-PR, mas que ainda estão em condições de consumo. As hortaliças em bom estado são processadas e doadas para entidades assistenciais, como creches, hospitais e orfanatos.

Com a expansão do programa, os alimentos que não se adequam às normas sanitárias para consumo humano, mas ainda estão em boas condições, passaram a ser destinados a instituições de cuidado animal. São frutas e legumes com algum tipo de avaria que podem ser consumidos pelos animais após uma preparação por parte dos criadouros. Por exemplo, frutas com furos são aproveitadas, retirando-se a parte danificada e utilizando o restante para a nutrição animal.

A Ceasa-PR tem como objetivo se tornar a primeira central de abastecimento do Brasil com desperdício zero de resíduos. O próximo passo é transformar o que não pode ser consumido pelos animais em composto orgânico. Atualmente, duas instituições de cuidado animal, o Mais Zoo Mantenedouro de Fauna Silvestre e o Criadouro Onça Pintada, recebem os alimentos do programa. Ambos são empreendimentos licenciados pelo Instituto Água e Terra (IAT) e tratam de animais silvestres e exóticos resgatados.

Essa parceria tem sido fundamental para o cuidado dos animais nessas instituições, que abrigam espécies ameaçadas de extinção e que se enquadram em programas de preservação nacionais e internacionais. O objetivo do programa Banco de Alimentos Comida Boa é expandir as doações para instituições de cuidado animal em todo o estado do Paraná, diminuindo ainda mais o desperdício de alimentos.

Com a consolidação desse projeto, espera-se avançar nas parcerias com outras unidades da Ceasa-PR, ampliando o alcance do programa e contribuindo para a redução do desperdício de alimentos e a preservação da vida animal.