Comunidade

Ajuda humanitária é enviada para Guaratuba após chuvas intensas

Ajuda humanitária é enviada para Guaratuba após chuvas intensas

A Defesa Civil do Paraná enviou nesta quinta-feira (25) um caminhão com suprimentos essenciais para auxiliar os moradores de Guaratuba, cidade mais prejudicada pelas chuvas incessantes desta semana. A ajuda humanitária inclui 150 colchões, 150 cestas básicas e 450 kits de higiene, limpeza e dormitório. Além disso, os kits de dormitório contêm lençóis, fronhas, travesseiros e cobertores.

De acordo com o levantamento mais recente da Defesa Civil, um total de 417 pessoas foram retiradas de suas casas e levadas para locais seguros no Litoral. Apenas em Guaratuba, 60 pessoas foram encaminhadas para abrigos e 24 casas foram danificadas. Os municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná também foram afetados por volumes muito expressivos de chuvas nos últimos dias. Os acumulados ultrapassaram 50 mm em todas as localidades, com Guaratuba registrando 96,8 mm, Matinhos 91,4 mm, Paranaguá 74,6 mm, Pontal do Paraná 70,6 mm e Guaraqueçaba 67,8 mm.

O assessor de Comunicação da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal, explicou que o carregamento de suprimentos está sendo enviado para Guaratuba, onde a necessidade foi cadastrada, mas outros municípios que manifestarem necessidade também poderão ser atendidos. Ele ressaltou que o Governo do Estado está atuando em várias frentes para garantir a segurança e o suporte necessário. Equipes estão atendendo as pessoas localmente, enquanto outras estão acompanhando as ocorrências em Guaratuba e Matinhos, além de monitorar os demais municípios do Litoral. Um geólogo também foi designado para avaliar as áreas mais críticas.

A ajuda humanitária enviada pela Defesa Civil do Paraná é fundamental para auxiliar os moradores afetados pelas chuvas intensas. A atuação do Governo do Estado mostra o compromisso em garantir a segurança e o bem-estar da população durante essa situação de emergência.