Economia

Volume de serviços prestados no Brasil apresenta variação positiva em novembro de 2023

Volume de serviços prestados no Brasil apresenta variação positiva em novembro de 2023

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços prestados no país teve uma variação positiva de 0,4% em novembro de 2023. Essa é uma quebra na sequência de três meses de resultados negativos, nos quais o setor acumulou uma perda de 2,2%.

Dos cinco segmentos analisados pela pesquisa, três apresentaram avanço em novembro. Os serviços de outros serviços tiveram um crescimento de 3,6%, seguidos pelos serviços profissionais, administrativos e complementares, com 1% de aumento, e pelos serviços prestados às famílias, que registraram um avanço de 2,2%.

No acumulado do ano até novembro, o setor de serviços apresentou um aumento de 2,7%. Em comparação com novembro de 2022, houve uma variação negativa de -0,3%.

O segmento de outros serviços teve o maior impacto positivo no resultado geral, com um crescimento de 3,6% e um acumulado de 4,9% nos últimos três meses. Esse setor foi impulsionado pelos serviços financeiros auxiliares, especialmente pelas empresas de uso do dinheiro digital, como as de máquinas eletrônicas de cartões de crédito e débito.

Os serviços profissionais, administrativos e complementares também contribuíram para o resultado positivo do setor, com um aumento de 1%. Destacam-se as atividades jurídicas e as empresas de cartões de desconto e programas de fidelidade.

Já os serviços prestados às famílias, que tiveram um avanço de 2,2% em novembro, conseguiram recuperar a perda registrada no mês anterior. A alta foi impulsionada principalmente pelo crescimento da atividade de espetáculos teatrais e musicais, como os shows da cantora Taylor Swift no país.

Por outro lado, as atividades de transporte apresentaram resultados negativos. O volume dos transportes recuou 1%, com destaque para a queda de 2,9% no transporte de passageiros, enquanto o transporte de cargas teve um avanço de 0,6% após três meses consecutivos de queda.

Apesar das últimas três taxas negativas, o resultado de novembro coloca o setor de serviços em um patamar 10,8% acima do período pré-pandemia, segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Esses dados indicam uma recuperação gradual do setor de serviços, que é um importante indicador da atividade econômica do país.