Saúde

Boletim de Balneabilidade do Paraná: Praias do Estado mantêm boa qualidade

Boletim de Balneabilidade do Paraná: Praias do Estado mantêm boa qualidade

O quarto boletim de balneabilidade do Paraná, divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT), confirma a excelente qualidade das praias do estado, que são referência para o país. De acordo com o relatório, dos 66 pontos monitorados, 60 foram considerados adequados para banho, sendo 44 no litoral e 16 nas prainhas de água doce, localizadas nas regiões Oeste e Norte do estado. O índice de qualidade da água para banho e práticas esportivas permanece em 91%, o mesmo alcançado na semana anterior.

O boletim destaca que Morretes é o único município do litoral com 100% de balneabilidade, seguido por Matinhos (93%), Guaratuba (93%), Pontal do Paraná (91%) e Ilha do Mel (83%). Nas regiões Oeste e Norte, das 17 áreas vistoriadas, 16 foram autorizadas para banho e recreação, nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste e Marechal Cândido Rondon.

O boletim também informa que algumas áreas foram consideradas impróprias para banho, como nas proximidades da Rua São Luiz, no balneário de Ipanema, e na região da Rua Alvorada, na praia Brava de Caiobá. Outros locais impróprios incluem a Ilha do Mel, em Paranaguá; a Avenida Principal do balneário Olho D’Água, em Pontal do Paraná; a altura da Rua Alois Cicatka, em Guaratuba; e a Ponta da Pita, em Antonina.

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados semanalmente pelo IAT durante a temporada de verão, quando há maior fluxo de usuários nas praias. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba. O objetivo é verificar a contaminação por esgoto sanitário clandestino e indicar a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer. É utilizado o indicador Escherichia coli, uma bactéria presente no intestino humano e de animais de sangue quente.

É importante ressaltar que a qualidade da água é verificada de acordo com as determinações da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000. Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, os interessados podem acessar o site do IAT ou baixar o aplicativo “Balneabilidade Paraná”. O Verão Maior Paraná também oferece uma série de atividades esportivas e de lazer para os veranistas e moradores das regiões litorâneas e Noroeste do estado.

Confira os boletins da Costa Oeste e Norte e do Litoral no site oficial do Verão Maior Paraná.