Mundo e Curiosidades

Maior edição do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo levará mil alunos para cinco países de língua inglesa em 2024

Maior edição do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo levará mil alunos para cinco países de língua inglesa em 2024

O programa de intercâmbio Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado, está prestes a realizar sua maior edição até o momento. Em 2024, mil alunos terão a oportunidade de estudar em cinco países de língua inglesa, em um investimento de R$ 81 milhões. Essa é a maior iniciativa de ensino em outro país da história do Estado.

De acordo com o edital, alunos de todas as regiões do estado poderão embarcar nessa emocionante aventura. Serão 400 vagas para o Canadá, 250 para a Austrália, 250 para a Nova Zelândia, 50 para os Estados Unidos e 50 para a Inglaterra. Os estudantes partirão entre os dias 13 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024 e poderão ficar entre quatro e cinco meses no país de destino, estudando em escolas locais por um semestre.

O investimento inclui todos os gastos necessários, como alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e de saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Além disso, os alunos receberão um auxílio mensal de R$ 800,00 durante o período do intercâmbio.

Para os estudantes selecionados, como Gabriel Viveiros, de 15 anos, do Colégio Estadual Conselheiro Quielse Crisóstomo da Silva, de Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, essa é a realização de um sonho. Gabriel sempre desejou conhecer um novo país, principalmente os Estados Unidos, para vivenciar uma nova cultura e um sistema de ensino diferente. Seus pais, embora apreensivos, ficaram muito felizes com a oportunidade conquistada pelo filho.

Outra estudante, Luana Banowski, de 15 anos, do Colégio Estadual Eugênio de Almeida, em São Mateus do Sul, no Centro-Sul do Paraná, também está ansiosa para embarcar rumo à Austrália. Ela conta que foi uma surpresa ser selecionada e está se preparando e organizando todos os documentos necessários para a viagem.

Além dessa edição marcante, o programa Ganhando o Mundo teve outras iniciativas em 2023. Quarenta estudantes da rede estadual participaram da primeira edição com foco no aprendizado da língua francesa, embarcando para a França por cerca de um mês e meio. Também foi oferecido um intercâmbio profissional para professores da rede estadual, com 99 docentes tendo a oportunidade de aprimorar suas habilidades de ensino da língua estrangeira no Canadá e na Finlândia.

O programa Ganhando o Mundo foi criado com o objetivo de ampliar o repertório cultural e acadêmico dos estudantes, proporcionar vivências em outros países, desenvolver uma rede de jovens líderes e aperfeiçoar o domínio de outra língua. Desde sua criação em 2022, o programa tem incentivado os alunos a se dedicarem cada vez mais aos estudos para conquistarem as próximas vagas.