Mundo e Curiosidades

Paraná intensifica parceria com a Silésia para estímulo de acordos comerciais e científicos

Paraná intensifica parceria com a Silésia para estímulo de acordos comerciais e científicos

O Paraná está buscando intensificar as tratativas com o governo da Silésia, uma província da Polônia, visando o estímulo de acordos comerciais e científicos, intercâmbio cultural e troca de informações sobre a geração de energia a partir de fontes renováveis. Durante uma reunião entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o chefe do governo regional, Jakub Chelstowkski, foram discutidos esses assuntos e a possibilidade de parcerias entre as duas regiões.

A Silésia é a província com a maior densidade populacional entre as 16 da Polônia e possui características econômicas similares ao Paraná, o que representa um potencial para a troca de experiências. Ela abriga 11 universidades públicas, incluindo o maior centro educacional do país, além de um moderno parque industrial. O Paraná, por sua vez, concentra o maior número de descendentes poloneses no Brasil, com quase 1,2 milhão de pessoas, e tem uma relação cultural muito próxima da Polônia.

O governador Ratinho Junior foi convidado a participar da feira empresarial da Europa Central que acontecerá em maio de 2024 na Silésia, e o Governo do Estado vai organizar uma delegação formada por gestores públicos e empresários paranaenses interessados em participar do evento, que representa um potencial de novos negócios.

A Silésia está em um processo de transição energética, em que 70% da energia é gerada a partir da queima de carvão, e pretende aprender com o Paraná, que é uma referência na geração de energias de fontes limpas e renováveis. Essa parceria entre o Paraná e a Silésia faz parte do Programa de Cooperação Internacional Urbana e Regional (IURC), criado pela União Europeia, que visa conectar cidades e estados de diferentes países para compartilhar soluções para problemas em comum.

O Paraná é o único estado brasileiro integrante desse programa, e a parceria com a Silésia foi identificada como uma oportunidade de desenvolvimento regional com base em inovação e sustentabilidade. As tratativas entre as duas regiões tiveram início em março de 2022 e agora estão sendo intensificadas para fortalecer os laços comerciais, científicos e culturais entre o Paraná e a Silésia.