Comunidade

Produção de amora cresce no Paraná nos últimos dez anos

Produção de amora cresce no Paraná nos últimos dez anos

A produção de amora no Paraná teve um crescimento significativo nos últimos dez anos, dobrando de 347 toneladas em 2013 para 694 toneladas em 2022. Além disso, a área plantada também aumentou, passando de 75 hectares para 96 hectares, um aumento de 28%.

De acordo com o Boletim de Conjuntura Agropecuária do Departamento de Economia Rural (Deral), a fruta contribuiu com um Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 6,8 milhões em 2022. A maior parte da produção de amoras no estado está concentrada na Região Metropolitana de Curitiba, responsável por 38,9% das 694 toneladas.

Prudentópolis, localizada no Centro-Sul do Estado, lidera em termos de área plantada, com 7 hectares, representando 7,3% do total do estado. A cidade de Paula Freitas, no Sul do Estado, se destaca pela produtividade, tendo coberto 5 hectares de terras com a cultura da amora e colhido 65 toneladas, com um VBP municipal de R$ 640.250,00.

Para promover a cultura da amora e sua visibilidade, o município de Paulo Frontin realiza a 1ª Festa Nacional da Amora e o 1º Encontro da Cultura da Amora Preta, contando com a participação de técnicos do Sistema Estadual da Agricultura. O objetivo do evento é compartilhar conhecimentos sobre o cenário, sistemas de produção e canais de comercialização dessas frutas que estão em colheita no momento.

O boletim também traz informações sobre outras atividades agrícolas e pecuárias no Paraná, como o panorama do feijão, que teve seu plantio encerrado e enfrenta condições de desenvolvimento desfavoráveis devido às chuvas. Quanto ao trigo, a quebra de safra resultante das condições climáticas fez com que os preços subissem. No mercado de bovinos, o preço da arroba bovina se mantém estável devido à demanda interna aquecida pelas festividades de fim de ano. Já no setor de aves, o Paraná lidera a pesquisa de abates de animais, com 1,6 bilhão de cabeças.