Geral

Plantio de milho no Paraná é encerrado com expectativa de colheita de 3 milhões de toneladas

Plantio de milho no Paraná é encerrado com expectativa de colheita de 3 milhões de toneladas

O plantio da primeira safra de milho no Paraná foi encerrado nesta semana, cobrindo uma área de 312 mil hectares. De acordo com o Boletim de Conjuntura Agropecuária relativo à semana de 1º a 7 de dezembro, preparado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a expectativa é colher 3 milhões de toneladas.

No entanto, a baixa luminosidade durante o desenvolvimento das plantas pode afetar a produtividade em relação ao ciclo de 2022. A área plantada deste ano é 18% menor do que a do último ciclo, que abrangeu 379,1 mil hectares. A redução na estimativa produtiva deve seguir o mesmo percentual.

É importante destacar que a primeira safra de milho tem perdido importância em relação à segunda safra, conhecida como “safrinha”. Em 2022, a segunda safra rendeu 14 milhões de toneladas de milho, sendo plantada entre janeiro e abril.

No momento, a soja está adiantada em suas fases de desenvolvimento, com vagens já formadas em 17% da área prevista de 5,8 milhões de hectares. A expectativa é que o trabalho de plantio do milho safrinha seja mais ágil em 2024, sem atrasos na colheita da soja como ocorreu em 2023.

Além do milho, o boletim também traz informações sobre outras culturas, como feijão e lichia. No caso do feijão, a área estimada da primeira safra no Paraná foi atualizada para 113 mil hectares, porém, a produção deve ser reduzida devido a condições climáticas desfavoráveis.

Por fim, o boletim destaca a queda na receita dos produtores de leite paranaenses e os preços do frango vivo e dos ovos, levantados pelo Deral. O valor médio pago ao produtor pelo frango vivo teve um aumento em relação a outubro, mas ainda é inferior ao valor registrado em novembro de 2022. Já o preço médio das caixas de ovos teve uma redução em relação a outubro e ao mesmo período do ano passado.