Geral

Polícia Penal do Paraná recebe primeira unidade móvel de monitoração eletrônica do país

Polícia Penal do Paraná recebe primeira unidade móvel de monitoração eletrônica do país

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) recebeu nesta terça-feira (5) a primeira unidade móvel de monitoração eletrônica do país. O veículo, que custou R$ 400 mil, é totalmente adaptado e possui dois ambientes para atendimentos fiscalizatórios e assistenciais a pessoas privadas de liberdade em regime de monitoração eletrônica.

Essa conquista é resultado de uma contrapartida da Justiça Federal ao Paraná, já que a PPPR é responsável pela fiscalização de 560 monitorados pelo órgão federal. Internamente, o automóvel conta com sistema virtual, computadores, televisores de alta definição, impressora e sistema de refrigeração.

A unidade móvel terá sua primeira atuação durante o Verão Maior Paraná, quando será usado no controle de áreas dos municípios litorâneos e ampliará a supervisão territorial dos monitorados. O foco do veículo será o atendimento de monitorados de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, além de prestar apoio a operações de grande porte em todo o Estado.

O diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), Adilson Luiz Lucas Prusse, destaca a importância desse projeto tanto para o público quanto para a gestão e conforto dos policiais penais. Já o diretor-geral da PPPR, Reginaldo Peixoto, ressalta que o investimento é motivo de orgulho, pois contribui para a missão da instituição de desenvolver um melhor tratamento penal e uma efetiva ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

A unidade móvel ficará sob supervisão da Divisão de Monitoração Eletrônica (DME), que possui nove Postos Avançados de Monitoração (PAM) e 13 extensões dos postos, totalizando 22 unidades de atendimento. A DME é responsável pelo atendimento fiscalizatório, manutenção de tornozeleiras eletrônicas e atendimento psicossocial aos apenados, promovendo o bom cumprimento dos mandados.

Com essa nova unidade móvel, a PPPR fortalece sua capacidade de monitoração eletrônica e contribui para a segurança e ressocialização dos monitorados no estado do Paraná.