Comunidade

Incentivo à criação de conselhos municipais da pessoa com deficiência no Paraná

Incentivo à criação de conselhos municipais da pessoa com deficiência no Paraná

O Governo do Paraná está incentivando a criação de conselhos municipais da pessoa com deficiência como forma de ampliar e fortalecer as ações voltadas a esse público. Essa iniciativa foi discutida durante o Encontro Regional dos Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência, realizado em Ibiporã, no Norte do Estado, nesta quarta-feira (29).

O evento, que contou com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da prefeitura, do núcleo regional e das Instâncias Avançadas da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), teve como objetivo promover a troca de experiências e incentivar a criação e o fortalecimento dos conselhos municipais.

Atualmente, o Paraná conta com 163 conselhos municipais em atividade e possui 329.158 pessoas com deficiência cadastradas no CadÚnico. Com a criação do Fundo da Pessoa com Deficiência, sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em setembro, serão destinados recursos fundo a fundo aos municípios, o que reforça ainda mais a importância da criação dos conselhos e dos fundos municipais.

O secretário Rogério Carboni ressaltou a importância dessas iniciativas, afirmando que os recursos podem ser aplicados na garantia de direitos e na concretização das políticas públicas para as pessoas com deficiência.

No encontro, mais de 50 pessoas de 40 municípios tiveram a oportunidade de conhecer mais detalhadamente as leis pertinentes para a criação de conselhos e receberam orientações sobre os procedimentos necessários. Através do diálogo com os conselhos municipais, será possível aprimorar os projetos e programas para atender melhor às necessidades das pessoas com deficiência no Paraná.

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, destacou o cuidado e o zelo tanto da gestão municipal quanto do Governo do Estado em relação às pessoas com deficiência. Ele ressaltou o esforço do governador e de todo o secretariado em buscar recursos para o desenvolvimento de programas que melhorem a qualidade de vida das cidades.