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Governador em exercício apresenta projetos de infraestrutura a grupo chinês no Paraná

Governador em exercício apresenta projetos de infraestrutura a grupo chinês no Paraná

Governador em exercício apresenta projetos de infraestrutura a grupo chinês no ParanáO governador em exercício, Darci Piana, recebeu uma comitiva da companhia Merchants Port, grupo chinês responsável pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Palácio Iguaçu, nesta terça-feira (28). Durante o encontro, foram apresentados dois projetos de infraestrutura em desenvolvimento no Estado: a Nova Ferroeste e o plano de concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá.

A Nova Ferroeste, com extensão de 1.567 km, ligará o município de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá. Além disso, a ferrovia contará com ramais entre Foz do Iguaçu e Cascavel, e entre Chapecó (SC) e Cascavel. O objetivo é transportar parte da produção do Paraguai até o porto, com potencial para transportar 38 milhões de toneladas de carga já no primeiro ano de operação. O traçado atravessará 66 municípios, unindo os principais polos exportadores do agronegócio ao Porto de Paranaguá. Esse projeto também visa implementar um modal mais sustentável ao comércio nacional e internacional.

O governador em exercício também ressaltou à comitiva chinesa que a Nova Ferroeste terá movimento de cargas nos dois sentidos. O agronegócio e as cooperativas dos três estados por onde o traçado passará, assim como do Paraguai, enviarão sementes e produtos congelados para Paranaguá. No sentido contrário, os trens transportarão principalmente fertilizantes para os mesmos destinos, além de mercadorias importadas.

Outra novidade apresentada foi a concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá. Esse projeto inédito no país abrangerá a ampliação, manutenção e exploração do canal de acesso por 25 anos. As principais melhorias previstas incluem o aprofundamento, ampliação e alargamento do canal, além do aprofundamento da área de fundeio nº 6. Com isso, espera-se atingir uma profundidade de 13,3 metros na fase de implantação e 15,5 metros após a concessão, possibilitando a atração de navios maiores e maior fluxo de cargas em Paranaguá.

No projeto proposto, o futuro concessionário será responsável por todos os investimentos, como dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais, entre outros.

“Esse é um dos maiores grupos da China e que já administra o nosso Terminal de Contêineres, conhece muito bem o Paraná. Estamos apresentando esses projetos robustos a grandes investidores e queremos viabilizar esses investimentos em breve”, ressaltou Piana. “Esse grande planejamento multimodal se soma a projetos já em andamento, como o novo Moegão, a Ponte de Guaratuba-Matinhos e as concessões rodoviárias, fazendo com que o Paraná seja cada vez mais atrativo a parcerias e novas empresas”.