Mundo e Curiosidades

Acesso à internet em domicílios brasileiros atinge 84%, segundo pesquisa

Acesso à internet em domicílios brasileiros atinge 84%, segundo pesquisa

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2023, realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), o acesso à internet nos domicílios brasileiros atingiu 84% neste ano, em comparação aos 51% registrados em 2015. Esses dados revelam um aumento significativo na conectividade no país.

A pesquisa abrangeu quase 24 mil domicílios e 21,2 mil indivíduos respondentes, com coleta de dados realizada entre março e julho deste ano. Um dos principais destaques é o crescimento do acesso à internet nas classes C e D/E, que passaram de 56% para 91% e de 16% para 67%, respectivamente, entre os anos de 2015 e 2023. Já as classes A e B apresentaram um percentual de acesso de 98%.

Apesar do aumento no acesso à internet, a pesquisa também revelou que a velocidade de conexão é pior em domicílios com menor poder econômico. Além disso, o compartilhamento de conexão com domicílios vizinhos é mais comum nas classes D/E, com 25% do total de lares com acesso à internet.

Em relação ao acesso por indivíduos, a pesquisa mostrou que 84% da população brasileira é usuária de internet, o que corresponde a um total de 156 milhões de pessoas. Considerando também aqueles que utilizam aplicações no celular que necessitam de conexão à internet, o número de usuários chega a 164 milhões.

A pesquisa também revelou que há 29 milhões de pessoas que não utilizam a internet, sendo que a maioria está na área urbana, tem ensino até o fundamental, pertence às classes D/E e possui 60 anos de idade ou mais. Esses dados mostram a importância de promover a inclusão digital e garantir o acesso à internet para todos os cidadãos brasileiros.