Comunidade

Final da Taça das Favelas 2023 e Jogos Paradesportivos movimentam o esporte no Paraná

Final da Taça das Favelas 2023 e Jogos Paradesportivos movimentam o esporte no Paraná

A final da Taça das Favelas 2023, organizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, ocorreu no sábado (18) no Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba. Com a participação de mais de 11 mil atletas de 200 comunidades, a competição é considerada o maior campeonato entre favelas do mundo. Após uma fase de peneira, 64 times foram classificados e iniciaram a fase de grupos no dia 26 de agosto. Na final feminina, a equipe da Vila Leonice venceu a Vila Guaíra por 3 a 1, enquanto na final masculina, a equipe de Tanguá conquistou a taça com uma vitória de 1 a 0 sobre o Bairro Novo A.

As equipes campeãs receberam um cheque de R$ 17,5 mil, enquanto os vice-campeões garantiram R$ 12,5 mil. O presidente estadual da Cufa, José Antônio Jardim, destacou a importância da competição e afirmou que a favela é uma potência. “Esse sonho vem sendo construído há tempos, tijolinho por tijolinho, e valeu cada suor, sangue e lágrima derramado. E afirmo que a favela é potência e não carência, está vencendo e tem muito para vencer”, disse.

No mesmo período, em Foz do Iguaçu, estão ocorrendo os Jogos Paradesportivos do Paraná, que reúnem mais de 2 mil atletas. A competição, que teve sua abertura no domingo (19), conta com a participação de delegações de 49 municípios. Os jogos, que seguem até quarta-feira (22), já tiveram disputas de basquete, vôlei sentado, futsal e goalball. A partir desta segunda-feira, os atletas competirão em modalidades como natação, taekwondo, tênis, xadrez, badminton, ciclismo, golf 7, tênis de mesa, rugby, atletismo, bocha e handebol.

Os Jogos Paradesportivos fazem parte da estratégia estadual de valorização do paradesporto, iniciada em 2019. O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, afirmou que o Paraná está se tornando referência nessa área. A competição conta com a presença do medalhista olímpico Lars Grael, que ministrou uma palestra sobre superação e sucesso no esporte.

Além desses eventos, o Paraná também está sendo representado no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica Ilona Peuker de Conjuntos, que está sendo realizado no Ginásio do Tarumã, em Curitiba. A competição, que começou nesta quarta-feira (22), conta com a participação de 598 ginastas de 48 clubes de 12 estados. O evento é uma organização da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e da Copel.