Comunidade

Impacto positivo na qualidade da água em Matinhos com a construção de estruturas marítimas

Impacto positivo na qualidade da água em Matinhos com a construção de estruturas marítimas

A construção de estruturas marítimas em Matinhos, como parte do pacote de revitalização da orla, tem tido um impacto positivo na qualidade da água no litoral. Um estudo preliminar de balneabilidade realizado pelo Instituto Água e Terra (IAT) revelou que os pontos de monitoramento próximos às estruturas construídas, como guias-correntes, headlands e um espigão, agora estão próprios para banho, recebendo a bandeira azul.

O diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, explica que essas estruturas contribuem para a diluição da poluição, deslocando as águas das galerias pluviais para uma distância superior a 250 metros. Isso evita a contaminação na área próxima à praia, onde os banhistas costumam frequentar.

O estudo foi realizado com cinco coletas em 10 pontos diferentes do mar em Matinhos, sempre a 100 metros para direita e 100 metros à esquerda das estruturas marítimas. O resultado foi muito satisfatório, indicando 100% de pontos próprios para banho. Vale ressaltar que essa foi uma amostragem realizada fora da temporada, com menos pessoas no litoral, mas ainda assim é um dado importante.

O IAT iniciará na próxima semana o monitoramento da qualidade da água no litoral do Paraná, com amostras semanais para análise. O primeiro boletim de balneabilidade será publicado no dia 22 de dezembro. A avaliação será feita em 49 pontos do litoral e seguirá durante toda a temporada 2023/2024.

A revitalização da orla de Matinhos está quase concluída, com 88,3% de progresso na obra. As estruturas marítimas, como o espigão da Praia Brava, o guia de correntes da Avenida Paraná e os headlands dos balneários Riviera e Flórida, já estão concluídos. A construção dos guias-correntes de Matinhos está em 92,5% e será finalizada ainda este ano.

As intervenções fazem parte de um projeto de revitalização que visa minimizar os impactos causados pelo desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e fenômenos naturais, como chuvas fortes e ressacas, que têm afetado a infraestrutura urbana, turística e de lazer em Matinhos. Além das estruturas marítimas, o projeto inclui melhorias na pavimentação asfáltica, recuperação de vias urbanas e a instalação de novos equipamentos urbanos, como ciclovia, pista de caminhada e corrida, e calçada.