Geral

Monitoramento da fauna na revitalização da Orla de Matinhos

Monitoramento da fauna na revitalização da Orla de Matinhos

O Instituto Água e Terra (IAT) está monitorando a adaptação da fauna à revitalização da Orla de Matinhos, no Litoral do Paraná. Esse trabalho é realizado pelo Projeto Básico Ambiental (PBA), em parceria com o Consórcio DTA/Acquaplan, responsável pelas obras no local.

Até o momento, foram avistados 4.287 animais na região, de 36 espécies diferentes. Destaca-se a aparição de grupos de boto-cinza (SotaliaGuianensis) e toninhas (Pontoporiablaenvillei), que estão correndo risco de extinção.

A coleta de dados é feita através do Programa de Monitoramento de Tetrápodes, que acompanha mamíferos marinhos, aves e quelônios (tartarugas) para identificar o comportamento dos animais e verificar eventuais impactos de ações humanas. O objetivo é mitigar possíveis danos à vida e ao habitat desses animais.

Segundo o biólogo do Setor de Fauna do IAT, Lucas Silva Azevedo, esses dados permitem ao órgão ambiental identificar espécies ameaçadas, vulneráveis e endêmicas, que necessitam de uma maior atenção para a conservação.

Os resultados preliminares indicam que a intervenção urbana na Orla de Matinhos não interferiu na convivência e existência dos tetrápodes na região. O monitoramento também permite detectar qualquer mudança na composição de espécies ao longo da instalação e operação do empreendimento.

O boto-cinza é uma das espécies que se adaptou completamente à revitalização da Orla de Matinhos. Esse cetáceo, que está presente na Lista Nacional de Espécies em Extinção do Ministério do Meio Ambiente, frequenta a Baía de Paranaguá, que abriga uma das maiores populações de botos-cinza do Brasil. O monitoramento é de extrema importância para garantir a preservação dessa espécie.

A oceanógrafa e gestora da equipe técnica do Consórcio DTA/Acquaplan, Thelma Scolaro, ressalta a importância do monitoramento, pois os botos-cinza saem com frequência da Baía de Paranaguá para se alimentar e também estão presentes na região costeira de Matinhos.