Geral

MEC garante reaplicação do Enem 2023 para estudantes prejudicados pelas condições climáticas

MEC garante reaplicação do Enem 2023 para estudantes prejudicados pelas condições climáticas

O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, anunciou que os estudantes que foram prejudicados pelas condições climáticas no país poderão participar da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 nos dias 12 e 13 de dezembro. Santana afirmou que os problemas com a falta de energia elétrica em locais de aplicação de provas em São Paulo foram resolvidos.

Segundo o ministro, não houve notificações sobre ocorrências relativas à seca que teriam prejudicado candidatos do Norte do país. Ele também garantiu que não houve interferência do governo federal no conteúdo do Enem.

Santana fez um balanço sobre a logística para aplicação das provas aos mais de 3,9 milhões de inscritos do Enem 2023, destacando que todos os malotes foram entregues no horário às escolas. Ele também mencionou as novidades relacionadas à acessibilidade para candidatos com deficiência, como gráficos e figuras coloridas e o cartão resposta ampliado.

O ministro ainda destacou o trabalho do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por conduzir o processo do Enem. Cerca de 380 mil colaboradores estão envolvidos na aplicação da prova, incluindo coordenadores, aplicadores de prova e agentes de segurança.