Mundo e Curiosidades

Paraná participa de evento internacional sobre desenvolvimento urbano sustentável

Paraná participa de evento internacional sobre desenvolvimento urbano sustentável

O estado do Paraná foi o único representante brasileiro no evento da Cooperação Internacional entre Cidades e Estados, organizado pela União Europeia em Bruxelas, na Bélgica. O encontro teve como objetivo apresentar estudos de caso e melhores práticas em desenvolvimento urbano sustentável.

Além do Paraná, as cidades de São Paulo, Fortaleza e Manaus também participaram do evento. Diversos países estiveram representados, como China, Colômbia, Itália, Estados Unidos, Argentina, Grécia, Espanha, Alemanha e Polônia.

O programa, que durou três anos, teve como propósito promover a cooperação entre cidades e estados da América Latina, América do Norte e Ásia com cidades e províncias da Europa. O Paraná foi escolhido para cooperar com a província da Silésia, na Polônia, devido a critérios de similaridade e importância.

No evento, o secretário estadual do Planejamento do Paraná, Guto Silva, apresentou um estudo de caso sobre a digitalização das economias regionais. Ele ressaltou a importância de representar o estado e destacou a oportunidade de conhecer os programas da União Europeia, que podem trazer benefícios para o Paraná, como acesso a crédito barato.

O encontro também ofereceu uma oportunidade estruturada de networking e compartilhamento de conhecimentos e melhores práticas relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável e inovação regional. O consultor Filipe Braga Farhat, do Governo do Estado, apresentou um painel sobre intercâmbio de melhores práticas para promover o desenvolvimento regional.

Durante a cooperação, foram estabelecidas parcerias entre empresas do Paraná e da Polônia, como a Sanepar e o Centro de Mineração da Polônia, que desenvolveram tecnologias inovadoras. Além disso, será organizado um concurso para startups e um hackathon para apresentar soluções para problemas que existem nas duas regiões.

O secretário Guto Silva ressaltou que, apesar dos conflitos geopolíticos atuais, o Paraná teve a oportunidade de destacar suas ações na transição energética, segurança alimentar e descarbonização da cadeia produtiva. Ele enfatizou os resultados concretos dessa colaboração e integração, que podem gerar frutos para o estado, como alternativas de renda, emprego e atração de investimentos.