Geral

Compagas apresenta resultados dos testes com ônibus a gás natural em São Paulo

A Compagas apresentou, em São Paulo, os resultados dos testes realizados com um ônibus 100% movido a gás natural no primeiro semestre deste ano. O veículo circulou por quatro das maiores cidades do Paraná, como parte de um projeto de mobilidade urbana sustentável.

A apresentação ocorreu durante o Seminário Internacional Frotas e Fretes Verdes 2023, evento que discute eficiência energética, econômica e ambiental no transporte de cargas e passageiros. A Compagas teve como objetivo reforçar a importância da diversificação da matriz energética e destacar o papel do gás natural na descarbonização do transporte coletivo.

O CEO da Compagas, Rafael Lamastra, falou sobre o case paranaense durante o painel Estratégias de Interação em Infraestrutura e Logística para a Mobilidade Verde. Ele ressaltou que a demonstração com o ônibus a gás foi uma ação estratégica da companhia para promover a mobilidade urbana sustentável.

O veículo circulou por 30 dias em cada uma das cidades participantes, certificando indicadores de autonomia, eficiência e redução nas emissões de poluentes. Os resultados foram positivos, comprovando a eficiência do veículo. Em Curitiba, por exemplo, a competitividade do gás natural veicular (GNV) em relação ao diesel resultou em uma redução de custos de operação de cerca de 10% e uma diminuição de 20% nas emissões de poluentes.

Em Londrina, onde o ônibus foi abastecido com biometano, a redução das emissões de poluentes chegou a 95%. Esses resultados mostram que o uso do gás natural e do biometano no transporte coletivo traz benefícios tanto para a economia quanto para o meio ambiente.

Rafael Lamastra ressaltou que esses resultados foram obtidos com apenas um ônibus em operação e que uma frota maior poderia trazer ainda mais vantagens para a economia local. Ele destacou que os veículos a gás são uma realidade nas principais cidades do mundo e que é necessário aplicar essa tecnologia no Brasil.

Além dos benefícios ambientais, o uso do gás natural e do biometano no transporte contribui para a redução da dependência do diesel importado e auxilia na balança comercial do país. O Brasil possui um alto potencial de produção desses combustíveis e é fundamental desenvolver novos mercados consumidores para utilizá-los.